61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
EFICÁCIA DO CLORETO DE SÓDIO NO CONTROLE DE MONOGENÉTICOS EM ALEVINOS DE PIRARUCU Arapaima gigas (SCHINZ, 1822) NA REGIÃO AMAZÔNICA
Sanny M. Sampaio de Andrade 1
Michelle Cristina Sacheto 1
Leonardo G. M. Barbosa 1
Cleusa Suzana O. Araújo 1
Marcos Tavares-Dias 2
José Celso Malta 3
1. UNINILTONLINS, Laboratório de Zoologia Aplicada. Av. Professor Nilton Lins, 3259
2. EMBRAPA. Rod. Juscelino Kubitschek, Km 5, N°2600, CEP 68903-413- Macapá, AP.
3. INPA, Laboratório de Parasitologia e Patologia de Peixes. Av. André Araújo, 2936
INTRODUÇÃO:

O pirarucu Arapaima gigas é o maior peixe com escamas de água doce do mundo. É piscívoro e endêmico à bacia Amazônica. Sua criação vem sendo realizada de forma desordenada, refletindo na sua sanidade. Um dos mais sérios problemas enfrentados pelos criadores de pirarucu, na fase de alevino e juvenil, são as mortalidades ocasionadas por ectoparasitas da classe Monogenoidea. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do cloreto de sódio no controle de monogenóides em alevinos de pirarucu.

METODOLOGIA:

Os peixes foram provenientes de piscicultura do município de Santarém, Estado do Pará. Um lote de 60 alevinos com comprimento padrão médio de 15,7cm( ±1,05 ) e peso médio 27,2g (±5,6) foi mantido em tanque de alvenaria com capacidade de 400 L. Monitoramento dos parâmetros físico-químicos foi realizado diariamente. Foi fornecida ração úmida duas vezes ao dia. Raspados de pele e brânquias foram realizados antes e após a exposição ao cloreto de sódio. Análises parasitológicas foram efetuadas nas brânquias. Os peixes foram submetidos a banhos com cloreto de sódio na concentração de 10g/L por três dias consecutivos, durante 10, 20 e 30 minutos.

RESULTADOS:

Análises parasitológicas revelaram uma prevalência de 100% para monogenóideos da espécie Dawestrema cicloancistrium nos raspados de brânquias e pele. Os arcos branquiais apresentaram uma intensidade média de 25,2, com variação de 177 a 837 parasitas por peixe. Sinais clínicos de opacidade branquial, manchas no pedúnculo caudal e despigmentação na nadadeira foram visualizados. Após o terceiro dia a eficácia do NaCl foi de 100% para todos os locais de infestação. Não foram observadas mortalidades e mudanças comportamentais nos peixes durante o experimento. Os parâmetros físico-químicos da água foram considerados satisfatórios para a espécie.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que o cloreto de sódio na concentração testada mostrou-se eficaz para esta espécie de parasita, podendo ser utilizado sem ocasionar o óbito dos peixes. Porém, ressalta-se a necessidade de se estimar a tolerância (CL50) deste quimioterápico para o pirarucu. Tendo em vista que, a concentração efetiva para o parasito muitas vezes pode ser próxima da concentração letal para o hospedeiro.

Instituição de Fomento: MCT/CNPq/ Universal Proc. 478627/2006-8 -INPA/UNINILTONLINS
Palavras-chave: Tratamento, Cloreto de Sódio, Arapaima gigas.