61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
Edileuza Dias de Queiroz 1
Elen Araújo de Barcellos Gamarski 1
1. Universidade Federal do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
Desde a Revolução Industrial a natureza passou a ser entendida como uma fonte ou um estoque de bens infinito, gerando, entre outros, o esgotamento de recursos naturais, a desorganização de ecossistemas e a perda da biodiversidade, afetando assim os mecanismos que sustentam a vida na Terra e evidenciando o modelo de desenvolvimento predatório por trás desta realidade. Neste contexto, algumas escolas têm procurado implementar projetos que atendam a essa demanda de formar e informar os alunos que são vistos como protagonistas neste processo educativo e conscientizador; tendo como um de seus fundamentos a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais. Então, a questão que se põe é a seguinte: por que o tema meio ambiente pode ser trabalhado como projeto? Entende-se que o trabalho com projetos representa uma excelente estratégia para propiciar a construção coletiva do conhecimento, além de propiciar a vivência de situações de aprendizagem diversificada, onde o aluno se depara com o diferente e várias competências são desenvolvidas. Esta pesquisa objetiva analisar como pensam e agem alunos que vivem em ambientes diferenciados, ou seja, alunos que vivem nas proximidades de uma reserva ambiental (Reserva Biológica de Tinguá) e alunos que vivem distante dela, apesar dos dois grupos viverem e estudarem no mesmo município.
METODOLOGIA:
Dentro do contexto do município de Nova Iguaçu, estamos diagnosticando a visão dos professores das escolas envolvidas em relação à prática de Educação Ambiental; para isso, estão sendo aplicados levantamentos feitos através de questionários; analisamos os planejamentos anuais e também os Projetos Políticos-Pedagógicos das referidas escolas  para verificarmos como o tema em questão está sendo tratado; os alunos também estão sendo observados: através de questionários, das atividades realizadas acerca de temas relacionados ao meio ambiente e também trabalhos de campo. Por último, outro viés que nos levará a atingir o nosso objetivo será a reflexão sobre a teoria de Vygotski, em uma concepção interacionista, pois, de acordo com Davis e Oliveira (1990) para Vygotski o processo de desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que o indivíduo nasce.
RESULTADOS:
Os resultados mostram que, apesar do tema meio ambiente ser tratado já há algum tempo nas escolas, a grande maioria dos alunos, das escolas urbanas, tendem a associar Educação Ambiental apenas com reciclagem, sem ações concretas e atitudes críticas em relação à problemática ambiental, porém, a Educação Ambiental exige uma mudança de paradigmas com a apropriação de valores e atitudes para a construção de uma cidadania ativa. Verificou-se também a falta de uma política educacional de qualificação do professor para o trabalho com Educação Ambiental, além de uma continuidade na realização dos projetos.
CONCLUSÃO:
É urgente a implementação de uma estrutura curricular, em toda rede municipal de Nova Iguaçu (RJ), que vá além dos conteúdos, que promova a articulação das ações educativas voltadas para as atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, e que potencialize a função da educação para as mudanças culturais e sociais. É necessária, ainda, uma política educacional que dê suporte, além de formação continuada para os professores, visando uma elevação na qualificação profissional para que estes estejam constantemente atualizados e trabalhem a Educação Ambiental de maneira integrada com a comunidade em que estão inseridos. Procuraremos verificar as possibilidades, através de pesquisa bibliográfica e após o tratamento das informações fornecidas pelos questionários realizados em professores e alunos, das análises dos documentos pedagógicos acima citados e também das observações realizadas em atividades escolares, da implementação da Educação Ambiental em escolas públicas de Nova Iguaçu de uma forma efetivamente capaz de promover nos educandos uma nova postura, atitudes e ações em relação ao seu meio e, consequentemente, em relação à vida.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Trabalho com projetos, Interacionismo.