61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Reconstrução do ensino de ciências no ensino fundamental do Município de Igarapé-Miri-Pa: Uma nova proposta metodológica
Adriane da Costa Gonçalves 1
Renata Noronha 2
1. Universidade do Estado do Pará – UEPA
2. Profª. Drª/ Universidade Federal do Pará- UFPA- Orientadora
INTRODUÇÃO:

Educar é uma tarefa desafiadora, especialmente quando se deseja implementar ações que possibilitem ao educando, a compreensão de que tal processo não se restringe apenas a fornecer informações livrescas, mas que possibilitem interações, como formas indispensáveis, de (re) conhecer e (re) significar o mundo. Recentes pesquisas revelam que o Ensino de Ciências Naturais na educação fundamental tem-se orientado por diferentes tendências que ainda hoje se expressam nas salas de aula. A metodologia mais utilizada ainda é a expositiva desvinculada da realidade do aluno, sem espaço para as discussões, transformando a prática pedagógica e o aprendizado numa angústia estéril.O objetivo deste trabalho é retratar a atual prática pedagógica desenvolvida no ensino de Ciências no Município de Igarapé-Miri/Pa e propor uma nova estratégia metodológica de ensino que busque a interação entre o ensino de Ciências na escola e o cotidiano do aluno.

METODOLOGIA:

A realização deste estudo sobre o ensino de Ciências de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Enedina Sampaio Melo foi desenvolvido a partir de duas etapas: uma bibliográfica e outra de campo. Participaram desta pesquisa os professores que lecionam a disciplina Ciências na referida escola. A entrevista com os professores, do tipo semi-estruturada, foi realizada com base num roteiro de 10 questões previamente elaborado, cuja finalidade foi obter dados de aspectos metodológicos e conhecer as dificuldades em trabalhar temáticas relacionadas ao dia-a-dia do aluno.  O questionário escrito foi aplicado aos alunos e constituiu-se de 6 perguntas, permitindo respostas abertas e fechadas com a finalidade de avaliar o ensino de ciências desenvolvido  e suas implicações na qualidade de vida dos alunos. Observou-se entre outros aspectos, as dependências da escola e o comportamento dos alunos.

RESULTADOS:

A atual prática metodológica adotada no ensino de Ciências no município de Igarapé-Miri é precária em atividades práticas que pouco contribuem para a formação da cidadania e o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos educandos frente à sua realidade. As aulas têm pouca ligação com o cotidiano e, temáticas relacionadas ao meio ambiente como lixo, queimadas, poluição, água e outros são abordados de maneira parcial e superficialmente nas aulas de Ciências. Os alunos não vivenciam no seu cotidiano, o que aprendem nas aulas de ciências, pois não são perceptíveis as mudanças de atitudes após o ensino de ecologia e educação ambiental. Os professores consideram como fatores inviabilizadores da atividade prática, o número excessivo de alunos, a falta de instrumentos para experimentações, a falta de situações nas quais ocorram discussões, bem como a falta de metodologias diversas para ensinar Ciências.

CONCLUSÃO:

O ensino de Ciências desenvolvido em nossas escolas é marcado por práticas pedagógicas centradas no caráter informativo, na transmissão de conteúdos distantes da realidade do aluno, que pouco contribui para aplicações na sua vida diária.Os professores de Ciências não se encontram metodologicamente capacitados para desenvolver suas aulas de maneira contextualizada, permitindo que os alunos compreendam a realidade em que vivem, para nela atuarem como indivíduos e cidadãos em busca da melhoria da sua qualidade de vida. Optam pela metodologia mais fácil e cômoda: aulas expositivas, leitura do livro didático e caderno de exercícios. Deste ensino, resulta uma aprendizagem não autêntica e pouco comprometida com a sociedade. Isso pressupõe uma nova proposta metodológica a partir da realidade do aluno, que integre as dimensões local e universal dos conteúdos, permitindo o estudo de temas regionais sem perder de vista a função da Ciência como possibilitadora de melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: Ciências, metodologia, cotidiano.