61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – BELEZA X POLUIÇÂO DE UM RIO CHAMADO CAPIBARIBE
Lucimary Rendall dos Santos Melo 1
Andréa Carla de Lima Melo 1
1. Secretaria de Educação da Cidade de Recife
INTRODUÇÃO:

A Educação Ambiental, segundo a lei nº 9795, de 27 de abril de l999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não formal. A educação ambiental surge com a finalidade de (re)integrar o ser humano no complexo ecossistema a que está inserido. Dentro desse contexto citamos a educação ambiental como possível solução para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente e aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para preservar a vida e as fontes naturais no nosso planeta. Para tanto, realizamos o projeto: Beleza X Poluição de um rio chamado Capibaribe com alunos da EJA, vinculado aos princípios da dignidade, participação, co-responsabilidade, solidariedade e equidade. Tendo como objetivo, apresentar meios efetivos para a formação de indivíduos melhor informados e atuantes nas questões ambientais, sobretudo para a importância da preservação do rio Capibaribe, às ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. Bem como refletir sobre qual tipo de sociedade queremos considerar como sustentável para as presentes e futuras gerações?

 

METODOLOGIA:

Para atingir nossos objetivos, foi realizada uma série de atividades como: apreciação de fotos do rio Capibaribe, apresentação de um documentário sobre o rio Capibaribe, desde a sua nascente à foz, onde foram analisadas e debatidas a interferência do homem na preservação deste, com a enorme quantidade de despejo de dejetos sólidos e líquidos pelas comunidades ribeirinhas e principalmente pelas fábricas situadas nas cidades onde o rio faz o seu percurso. Visitas para análise do ambiente frequentado pela comunidade escolar na mata da Várzea-Recife, próximo ao rio Capibaribe e no centro do Recife através da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, para investigar os impactos dos variados tipos de poluição causados por atividades comuns na região, como a criação desordenada de camarões, ostras, entre outros. Sensibilizando para os riscos de doenças e o prejuízo econômico para a comunidade, pois a água fica imprópria para os diversos fins, entre eles a pesca. A partir dessa análise foi utilizada uma metodologia de intervenção, onde foram selecionadas mudas de árvores nativas pelos alunos para serem plantados na mata da Várzea e as margens do rio Capibaribe, e a coleta seletiva de lixo encontrado dentro da mata e as margens do rio a fim de revitalizar e preservar os mesmos.

 

 

 

RESULTADOS:

Como resultado, constatamos que a comunidade escolar ficou sensibilizada através do registro das falas dos alunos sobre as etapas do projeto através da escrita no diário de bordo, bem como a culminância do projeto: Beleza X Poluição de um rio chamado Capibaribe, pela oportunidade de contato com a potencialidade de transformação humana, através de mudanças individuais e coletivas para com o ambiente do qual faz parte e da sua responsabilidade com o destino de resíduos líquidos e sólidos no rio e no ambiente e com o assoreamento do rio causado pelo desmatamento, à falta de planejamento para atividades de criação de crustáceos, o crescimento desordenado de palafitas as margens do rio e a destruição dos manguezais, tão importantes para a preservação do ecossistema marinho daquela região. Essa participação proporcionou uma reflexão sobre a chamada ética cidadã, analisada sob diversas vertentes: a econômica, a política, a cultural, a ambiental e a social.

CONCLUSÃO:

Este trabalho foi de grande relevância para todos que participaram, pois mobilizou a comunidade escolar no sentido de multiplicadores dos conhecimentos inerentes a Preservação do Ambiente pesquisado, bem como na apropriação de conceitos e comportamentos favoráveis à promoção da qualidade de vida e a conscientização para revitalização do rio Capibaribe, reduzindo assim a poluição causada por aqueles que fazem o uso destas águas direta ou indiretamente.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental , Rio Capibaribe , Preservação Ambiental.