61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UM OLHAR SOBRE MEIO AMBIENTE E MATAS CILIARES AS MARGENS DO RIO BRANCO: ESTUDO DE CASO IRACEMA-RR.
Maria Elisabeth Gomes de Aguiar 1
Sandra Kariny Saldanha de Oliveira 2
Itana Bastos Batista 3
Maria Ediannes de Aguiar da Silva 3
Sergiane da Costa Vieira Aguiar 3
1. Universidade Estadual de Roraima-UERR, Curso de Geografia.
2. Universidade Estadual de Roraima, Orientadora, Curso de Biologia.
3. Escola Estadual Dom Pedro II, Alunas Ensino Médio.
INTRODUÇÃO:
A preocupação com os recursos naturais vêm ganhando destaque, diante do cenário de degradação provocado no ambiente. Desta forma A partir da década de 70, vêm sendo discutidas possíveis soluções aos problemas ambientais no mundo na tentativa de discutir possíveis soluções a fim de despertar nos indivíduos, o senso de responsabilidade social para que possam buscar soluções juntos à comunidade em que estão inseridos, entretanto necessita conscientizar-se e educar-se de maneira adequada para reverter todo esse quadro. Desta forma, faz-se necessário despertar nos indivíduos, a mudança de conceitos e valores, no que diz respeito ao papel de cada indivíduo da sociedade para tentar reverter todo esse quadro de utilização dos recursos de forma inadequada e acelerada, sem nenhuma preocupação com os efeitos negativos gerados. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa é a Identificar a visão dos alunos do ensino médio sobre a importância do Meio Ambiente e Matas Ciliares para a conservação do Rio Branco.
METODOLOGIA:
A pesquisa de Iniciação Científica foi realizada na Escola Estadual Dom Pedro II no município de Iracema-RR, onde o público-alvo foram os alunos do ensino médio, a amostra foi de 90 alunos. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e estudo de caso, onde utilizou-se como instrumentos de coleta de dados (questionários, entrevistas e fotos in locu).
RESULTADOS:
Constatou-se que dos 90 alunos entrevistados 40 entendem Meio Ambiente como sendo natureza, o mesmo ainda não foi incorporado numa perspectiva mais sistêmica, sob uma visão integrada, faz-se necessário vincular sociedade com natureza na construção do pensamento ecológico e de um olhar crítico. Analisando os dados verifica-se que a representação de Meio Ambiente dos/as alunos/as é reflexo de uma educação tradicionalista que não contempla a construção do sujeito ético e solidário a partir do seu contexto mais próximo. Nesse sentido, essa percepção deslocada preocupa, já que a promoção das características transformadoras torna-se meramente superficiais, difusas e de pouco impacto, sem o resgate da amplitude da importância ambiental, onde tudo está conectado e relacionado. Demonstrando ainda que não estão sensibilizados quanto à temática ambiental. Desenvolver no cotidiano escolar os valores ambientais é fundamental, sobretudo se a Percepção que os alunos têm da paisagem local for devidamente explorada. Foi possível inferir que os mesmos não conhecem profundamente o lugar onde vivem. Ao ser perguntado sobre o rio branco, principal fonte de água da cidade verificou-se que 60 alunos não costumam freqüentar o rio, que é a principal área de lazer do município. E que mais de 40 alunos não sabem da importância deste para o município.
CONCLUSÃO:
Diante desse quadro, é urgente que se incorpore no processo de ensino-aprendizagem a temática ambiental. A conscientização do aluno em relação aos problemas enfrentados por sua comunidade e a busca de soluções é fundamental. Portanto, a problemática enfatizada exige a sensibilização de toda a comunidade escolar para uma reflexão sobre a questão ambiental, exigindo a participação ativa e efetiva, a partir de um trabalho dinâmico e contínuo.
Instituição de Fomento: Museu Integrado de Roraima-MIRR
Palavras-chave: Meio Ambiente, Mata Ciliar, Educação Ambiental.