61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
O conhecimento ecológico dos pescadores e o conhecimento científico sobre a composição da dieta dos peixes no Complexo Lago Grande de Manacapuru, AM.
Sérgio Roberto Moraes Rebelo 1
Carlos Edwar Carvalho Freitas 2
Maria Gercilia Mota Soares 1
Fabiana Calacina da Cunha 3
1. Instituto Nac. de Pesq. da Amazônia – Lab. de Ecologia de Peixes Amazônicos
2. Universidade Federal do Amazonas/ Departamento de Engenharia de Pesca
3. Universidade Federal do Amazonas/ Programa de Pós Graduação – PPG-CASA
INTRODUÇÃO:

No Estado do Amazonas a pesca é uma das atividades econômicas de maior tradição e altamente relevante para estrutura sócio-econômica e no processo de ocupação humana, especificamente das comunidades ribeirinhas. Considerando essa importância, é de se supor que as populações ribeirinhas e indígenas, tenham conhecimentos sobre a fauna íctica que exploram, pois formam culturas que mantêm uma estreita relação com os recursos naturais. O presente trabalho tem por objetivo levantar o conhecimento ecológico tradicional sobre a dieta alimentar de peixes capturados para consumo e comercialização por pescadores das comunidades ribeirinhas no Complexo Lago Grande de Manacapuru.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado em comunidades dos lagos Jaitêua e São Lourenço no complexo Lago Grande de Manacapuru através de entrevistas realizadas com pescadores. Os questionários continham perguntas–chaves e questões abertas, abordando a composição da alimentação da ictiofauna conhecida pelos entrevistados. Concomitante às entrevistas, foram feitas pescas experimentais com baterias de malhadeiras de 20-1200 mm entre nós opostos em locais indicados pelos pescadores, com despescas feitas a cada seis horas durante o período de 24 horas. Os peixes capturados foram identificados com chaves de identificação, medidos (cm) e pesados (g). Em seguida seus conteúdos estomacais foram retirados e fixados em formol 10% e em laboratório foram analisados com o auxílio de um microscópio estereoscópico com os itens encontrados identificados até o nível taxonômico mais preciso

RESULTADOS:
Os resultados de 62 pescadores entrevistados apontam um detalhado conhecimento acerca da alimentação dos peixes mais capturados, sabendo informar com detalhes os principais alimentos consumidos por: tambaqui e pacu (frutos e sementes); tucunaré (peixes e camarões); pirapitinga e matrinxã (frutos, sementes e insetos); aruanã (insetos e camarões); curimatã (detritos). O conhecimento dos pescadores é compatível com os resultados de análises em laboratório e com a literatura específica. Há similaridades dentre as informações do conhecimento dos pescadores e do científico, para os peixes com importância comercial ou de médio porte. Finalmente, o conhecimento ecológico tradicional dos pescadores sobre a ecologia dos peixes locais deve ser usado como subsídio para estudos preliminares; constituindo assim, fonte secundária de informação para trabalhos científicos e minimizando os custos de uma pesquisa mais aprofundada e longa.
CONCLUSÃO:

Ao comparar as informações, da composição da dieta dos peixes relatados pelos pescadores com as científicas levantadas no projeto é possível visualizar o grande conhecimento espaço/temporal dos pescadores e seu entendimento sobre as variações de disponibilidades de alimentos no sistema, enquanto que aquelas oriundas das análises estomacais são pontuais, uma vez se referem à coleta de peixes em determinado sítio amostral e em tempo específico que não equivale ao período de acúmulo de informações pelos pescadores.

Instituição de Fomento: CNPq/PIATAM/ MCT/CNPQ/PPG7
Palavras-chave: Etnoictiologia, Ecologia de peixes, Pescadores.