61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
  DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO LAGO DO MACURANY (PARINTINS-AM): POR UMA POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
João D Anuzio Menezes de Azevedo Filho 1
Cristina dos Santos Lima 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

A pesquisa focaliza a Educação Ambiental como alicerce para a recuperação de áreas degradadas ambientalmente. Chama a atenção para o caso da Área de Proteção Ambiental (APA) da micro-bacia do rio Macurany, localizada na porção centro-leste da cidade de Parintins-AM. Esta área sofre constantes agressões provocadas pela atividade humana, e, principalmente, pela falta de políticas públicas que valorizem o verdadeiro objetivo de sua implantação como unidade de conservação, que é o de proteger mostras significativas da biodiversidade e dos mananciais hídricos entre outros. A pressão sofrida pelo lago do Macurany é tão grande que este já mostra sinais de degradação como assoreamento, contaminação de suas águas por agentes químicos e por organismos patogênicos, entre outros. A pesquisa mostra também que é importante viabilizar uma Educação Ambiental renovadora, que busque a conscientização ambiental permanente da população local sobre a importância do Lago do Macurany para a transformação de um meio ambiente equilibrado e sustentável.

METODOLOGIA:
Para esse estudo foi necessário entender o processo de transformação do local a partir da análise da sua degradação ambiental e dos fatores que contribuem para que tal fenômeno ocorra, o que envolve o entendimento da relação entre o meio ambiente e a sociedade. Portanto, para que o trabalho apresente os resultados esperados adotou-se o método fenomenológico que ressalta a idéia de que o mundo é criado pela consciência, o que implica o reconhecimento da importância do sujeito no processo da construção do conhecimento. Os procedimentos foram divididos em cinco etapas: estudos de referências bibliográficas voltadas à temática; coleta de dados através de pesquisas de campo, assistidos por um questionário, com os moradores do entorno do lago do Macurany e outro entre órgãos públicos ligados ao assunto; sistematização dos dados e análise dentro do objetivo do proposto. Foram aplicados 20 (vinte) questionários, um por domicílio, com perguntas abertas e fechadas e em diferentes locais do lago.
RESULTADOS:
Segundo as entrevistas, 90% dos moradores conheceram o Lago antes do processo de ocupação de seu entorno. Era um lugar bonito, com flora exuberante e rica. A água era limpa e podia-se pescar. Também servia como área de lazer para as famílias. Segundo os moradores entrevistados, todos já ouviram falar em Educação Ambiental (EA), embora 10% não saibam o seu conceito. Para 10% dessa população a EA é “não jogar lixo no meio ambiente”; 40% acreditam que a EA significa “educar as pessoas para que cuidem do meio ambiente”, enquanto que 40% crêem que EA seja a “consciência das atitudes negativas e positivas que cada pessoa tem em relação à natureza”. Todos os entrevistados se dispuseram a participar de alguma ação a fim de melhorar a situação atual do Lago do Macurany, como mutirão de limpeza geral no Lago (80%); aterro em toda área (10%) e construção de porto com escadaria (10%). Chama a atenção o fato que 10% dos moradores terem apontado o aterro de toda área como solução para o problema da degradação do Lago, porém isso demonstra a idéia equivocada que as pessoas têm com relação ao meio ambiente e seus conceitos. Os entrevistados, na sua grande maioria, querem que o Lago seja transformado em uma área onde as pessoas possam utilizar suas águas e peixes de forma sustentável.
CONCLUSÃO:

O crescimento acelerado de Parintins vem comprometendo seriamente a qualidade ambiental da área. Os moradores reconhecem a importância da APA e seu envolvimento na solução do problema. Neste contexto, devem ser estabelecidas políticas públicas para reestruturação viária e de escoamento de águas pluviais, bem como da ocupação do entorno do lago e uma política de Educação Ambiental voltada para a mobilização da população para recuperação e preservação desse importante recurso natural.

Palavras-chave: Meio ambiente, APA, Educação ambiental.