61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE CULICÓIDES (DÍPTERA CERATOPOGONIDAE) NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE INFORMÁTICA E GEOPROCESSAMENTO
Ana Sílvia Araújo Aparício 1
Eloy Guillermo Castellón Bermúdez 2
Frederico Octávio Ribeiro Fonseca 3
1. Escola Batista Superior do Amazonas
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
3. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
Os Culicoides Latreille (1809) são pequenos dípteros da família Ceratopogonidae. Segundo Linley et al. (1983), os Culicoides são insetos de importância médica devido a capacidade de serem vetores de doenças como mansonelose, oncocercose, , vírus de Oropouche, entre outras parasitoses transmitidas ao homem e animais. Diante do exposto, este trabalho pretende, através de um levantamento bibliográfico e o uso de técnicas de informática e geoprocessamento, organizar as informações sobre a distribuição geográfica e realizar o mapeamento digital das espécies de ceratopogonídeos do gênero Culicoides na Amazônia legal.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa foi realizada ao nível de Amazônia legal baseado na tese de Veras et al (2001) . Para a confecção do banco de dados foi utilizado, o programa ACCSESS 2007 ® com os seguintes parâmetros de organização: espécies, gênero, estado, município, rios e malocas para que houvesse uma ordem a se seguir na hora de inserir os dados na nova base de dados. No geoprocessamento usamos o programa ARCGIS 9.3 ® para a fusão do banco de dados, sobreposição e cruzamento de atributos em comum como os nomes de municípios onde se obteve ocorrência de Culicóides.
RESULTADOS:
De acordo com o levantamento bibliográfico realizado, dos 767 municípios da Amazônia legal, 57 (7,44%) tiveram reportada ocorrência de Culicóides. Destes municípios, os que apresentaram o maior número de registros foram Belém, com 50 espécies (11,68%); Alto Alegre com 38 (8,88%); Manaus com 35 (8,18%). Além de haver a distribuição espacial de espécies de Culicóides por municípios elaboramos outro mapa usando os métodos de Paixão et al ., (2003) e Fonseca et al ., (2007) para a visualização das escalas de ocorrências criada pelo próprio programa ARCGIS 9.3 ® , seguindo o número de ocorrência de cada espécie encontrada nos municípios da Amazônia legal.Com baixa – 1 a 5 espécies; baixa – média - 6 a 10 espécies; média – 11 a 15 espécies; média- alta – 16 a 20 espécies; alto – acima de 21 espécies e dados não disponíveis ou que não houve inquérito entomológico.
CONCLUSÃO:
Após analisar os dados podemos concluir que a distribuição geográfica de Culicóides e a confecção de mapas se tornam uma ferramenta muito útil para análise de informações geográficas. Na realização deste trabalho o geoprocessamento foi de fundamental importância nos ajudando adquirir informações precisas ao longo desta pesquisa, e na caracterização de locais de coleta da região tentando aproximar o máximo possível da realidade do fato ocorrido em campo, disponibilizando um conjunto de ferramentas que possam visar à integração entre a ciência da saúde, biologia e demais áreas envolvidos no controle de doenças. E também criando uma base de dados virtual depositada no Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas - SIGLAB, sendo o primeiro trabalho a mapear digitalmente espécies de Culicóides na Amazônia legal com técnicas de geoprocessamento. Portando vale ressaltar que ainda são poucos os trabalhos desenvolvidos utilizando técnicas de geoprocessamento e informática para o mapeamento digital de insetos vetores causadores de zoonoses, no entanto se faz necessário a elaboração de outros trabalhos que possam usar o geoprocessamento para mapeamento de áreas de ocorrência destes insetos.
Instituição de Fomento: MCT – INPA, FAPEAM
Palavras-chave: Culicoides, distribuição, geoprocessamento.