61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
GERANDO PRODUÇÃO E SABER
Sandro Ivo de Moura 1
Dárcio de Carvalho Lopes 1
João da Silva Generino 1
Margarete Alves da Silva 1
Valdiclea Gleise da Silva 1
1. Prefeitura da cidade do Recife-PE
INTRODUÇÃO:

 

Este projeto foi realizado no ano de 2007 e 2008 (GPS I e  ii),  com alunos das 6ªs,  s e 8ªs  séries do ensino fundamental (3º e 4º Ciclo) da Escola Municipal Paulo VI,  RPA II.  Localizada no bairro da Linha do Tiro,  na Região Metropolitana do Recife. Seu alunado é oriundo deste e de outros bairros  que apresentam  muitas dificuldades como:  desconhecimento do nome de sua comunidade, invasões, construções em  encostas de barreiras, dentro e as margens do Rio Morno, falta de água encanada e tratada,  de saneamento (esgoto), de coleta de lixo,  de postos de saúde. Enfim, de moradia digna.  Tornou-se necessário, conhecer a realidade deste aluno, na sua visão e na visão dos professores de diversas áreas do conhecimento.

 

 

METODOLOGIA:

 

Foram escolhidas 4 comunidades à serem pesquisadas (estudadas). Utilizamos o aparelho GPS (Sistema de Posicionamento Global),  máquinas e filmadoras digitais. Para  descobrir as coordenadas geográficas e altitude dos locais; registrar os pontos de acúmulo de lixo,  pontos de risco para enchentes  e para desabamento no período chuvoso.  Cerca de 15 alunos para cada professor, permanecia na comunidade por 1 hora.  E, por meio de questionários, entrevistava moradores, objetivando identificar a origem do nome do local,  se havia dependência química  do álcool e a incidência  de Zoonoses e seus vetores como: dengue,  filariose, leptospirose;  (mosquito Aedes aegypti),  o mosquito culex,  o rato. Como também,  a  presença  e o ataque do escorpião amarelo (Titus estigmurus). Todos os alunos relatavam  a comunidade pesquisada por escrito  e ou desenhos. Estes foram estudados e corrigidos pelos professores que sintetizavam um único relatório em sua área de conhecimento.

RESULTADOS:

 

            Foi diagnosticado que a maioria dos moradores, desconhecem o nome de seu bairro e comunidade onde  residem.  Há grande número de pais (moradores),  que são dependentes do álcool.  Há enorme incidência do mosquito transmissor  da dengue,  como também,   desta enfermidade.  Apesar  da grande quantidade relatada pelos moradores (roedores, escorpiões e mosquito transmissor da filariose),  houve pouco registro das enfermidades e dos ataques.  A possível incidência em grande número do escorpião amarelo,  acredita-se ser  pela grande quantidade de lonas,  colocadas nas encostas das barreiras, para  diminuir a  infiltração d’água,  durante as chuvas e assim tentar evitar o desabamento, por parte da prefeitura. Os alunos divulgaram o trabalho  e os resultados para seus colegas e professores de toda RPA II,  por meio de palestras e com o auxílio do data show.

CONCLUSÃO:

Todos os alunos e alunas envolvidos na preparação, realização e divulgação dos resultados, demonstram mais responsabilidade,  respeito e dedicação a escola e a outros projetos. A melhoria e mudança da realidade da nossa vida, passa pela escola, pelo aprendizado  e conhecimento da realidade do aluno,  suas dificuldades e suas carências.

 

Instituição de Fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
Palavras-chave: Realidade do aluno, Qualidade do ensino, Zoonoses.