61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE ÁGUAS DE CHUVA NA ÁREA URBANA DE MANAUS/AM
Débora Carla Guimarães Moura 1
Lídia Medina Araújo 2
Cláudia Magalhães do Valle 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IF-AM
2. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:
É de suma importância o conhecimento da qualidade do ar de uma região, assim como os impactos decorrentes de sua deterioração, de forma a evitar danos ao meio ambiente e permitir o gerenciamento das fontes poluidoras. No Estado do Amazonas o Instituto Nacional de Meteorologia/INMET monitora continuamente a qualidade do ar por meio de uma Estação Meteorológica do 1º Distrito de Meteorologia de Manaus. Porém, não há no Estado, tampouco no Brasil, uma rede de monitoramento de águas de chuva, que vise sua caracterização quanto ao pH e à composição química. Dados sobre a qualidade das águas de chuvas são em geral obtidos a partir de pesquisas de curta duração e de grupos de pesquisa de universidades. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho foi verificar as características da precipitação em três locais da área urbana de Manaus/AM: Cidade Nova (zona norte), Centro e Distrito Industrial (zona sul), locais que estão predominantemente sob influência das industriais do pólo industrial da região. Através dos parâmetros químicos: pH, condutividade e alguns cátions e anions majoritários (SO42‾, NO3‾, NH4+(N-NH3), Na+ e K+), no período de novembro/2007 a janeiro/2009.
METODOLOGIA:
O amostrador de precipitação total consistiu de um funil de polietileno, com 21,5 cm de diâmetro, recoberto com tela de nylon para impedir a contaminação das amostras por agentes externos, tais como folhas e insetos, acoplado a um frasco coletor de 5 L do mesmo material, revestido com papel alumínio para minimizar reações mediadas por microrganismos e mudanças fotoquímicas e outros tipos de intemperismos possíveis de ocorrer durante o período de estocagem da chuva no coletor. Assegurou-se a integridade das amostras lavando-se o conjunto (funil e coletor), mensalmente, com solução de HNO3 2% v/v, seguida de exaustivo enxágüe com água Mili-Q. A freqüência de amostragem ao longo do trabalho foi por evento chuvoso. As medidas de pH foram feitas com um potenciômetro da Tecnal, modelo E 516, e as de condutividade usando um condutivímetro da PoliControl, modelo COM 6. A técnica analítica usada foi à espectrofotométrica, para SO42‾ (Turbidimétrico), NO3‾, NH4+ (Colorimétrico). E para Na+ e K+ (Espectrometria de absorção atômica) todas realizadas conforme norma APHA, 1995.
RESULTADOS:
Os resultados de pH e condutividade foram mais elevados nas amostras do Centro e Distrito Industrial, devido muito provavelmente pelo acúmulo de material particulado no sistema de coleta, resultante de um maior fluxo de veículos leves e pesados nestas duas áreas e também pela influência da deposição seca nas amostras de precipitação total, associada ainda às condições meteorológicas predominantes na região (ventos de norte e nordeste) no período de coleta. Os resultados mostraram valores de pH entre 4,0-4,9; 5,0-5,9 e 6,0-6.9 para 27,8%, 66,7% e 5,5% das amostras, respectivamente. O valor médio de pH da região durante o período estudado foi de 5,2, apontando que existe predominância de precipitação levemente ácida, provavelmente devido à elevada concentração de nitrato na atmosfera da região, presente na forma de NO3‾. A analise estatística apresentou uma correlação entre as variáveis pH e NO3‾, isso combinado com as variáveis Na+ e K+, sendo maior a correlação entre as duas primeiras variáveis.
CONCLUSÃO:
A análise dos resultados das precipitações permitiu identificar eventos de chuvas levemente ácidas no Município de Manaus/AM. Os valores de pH registrados para as chuvas de modo geral ficaram entre 5,0 e 6,0 (66.7%), sendo os valores mais baixos verificados na área norte. A média dos valores de pH registrados para os três locais de coleta foram de 5,4 – 5,2 – 5,3 para as zonas norte, centro e sul, respectivamente. O valor médio do pH para os três locais foi de 5,2, comparando com as análises executadas no período chuvoso da pesquisa anterior a esta, observamos que há um pequeno acréscimo na escala de pH, onde encontramos o valor médio da região 5,1, desta forma confirmando que no período seco há uma concentração dos compostos alcalinos existentes na atmosfera na forma de (NH4+).
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo de Pesquisa do Amazonas/FAPEAM
Palavras-chave: Atmosfera, Indústria, Chuva-ácida.