61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Identificação etnobotânica aplicadA a espécies que atraem abelhas nas áreas dos Lagos Calado e Paru, Manacapuru-AM.                          
Marcela Melo de Oliveira 1
Keuris Kelly Souza da Silva 2
1. Bolsista AT-B/FAPEAM
2. Orientadora, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Reno
INTRODUÇÃO:

O termo etno (maneira como os outros vêem o mundo), antes do nome de uma disciplina acadêmica, significa que os pesquisadores estão explorando a percepção que as populações locais têm do conhecimento cultural e científica. A terminação etnoecologia é utilizada cada vez mais para todos os estudos que descrevem a interação das populações locais com o meio ambiente natural, incluindo plantas e animais, relevo, tipos de florestas e solo, entre muitas outras coisas (MARTIN, 1995). Uma das ferramentas na pesquisa etnobotânica é a entrevista aberta que objetiva levantar as espécies conhecidas e os sistemas de classificação de recursos naturais (MARTIN, 1995). Assim, pode-se dimensionar a importância social desses recursos para uma população. Este trabalho tem por objetivo registrar informações sobre o valor de uso cultural das espécies vegetais utilizadas pelos moradores para atração de abelhas melíponas. Essas informações poderão indicar espécies vegetais com uso potencial que poderiam ser prioritárias para futuras pesquisas ecológicas, visando o manejo e a sustentação da produção sustentável.

 

METODOLOGIA:

Foi realizado um levantamento etnobotânico, por meio da aplicação de um questionário etnobotânico em 55 propriedades de agricultores familiares em 10 comunidades da região dos Lagos Calado e Paru, município de Manacapuru/AM. A intensidade amostral foi de no mínimo 30% das famílias da área de pesquisa, que reconhecidamente trabalham com a produção de mel. Considerou-se cada propriedade como uma amostra. Procurou-se identificar as espécies botânicas existentes nas propriedades e seu valor de uso para a atração de abelhas. A partir dos dados obtidos, estimou-se a importância cultural das espécies botânicas estabelecida pela estimativa do "valor de uso" das diferentes espécies (Vusp) e famílias (VUF) botânicas através de métodos quantitativos de análises em etnobotânica (MARTIN, 1995; MARTINS, 1998; POSEY, 1996; PHILLIPS, 1996). Para confirmação botânica das espécies e famílias que apresentaram maior valor de uso foi realizado uma coleta botânica. As áreas para os levantamentos etnobotânicos localizaram-se na área do sítio e roça da propriedade. A coleta foi realizada pela pesquisadora e bolsistas do projeto, proprietário da área, um mateiro local e uma identificadora botânica e as informações registradas em fichas de campo. A coleta de material botânico foi realizada conforme as normas do Herbário do INPA, as exsicatas foram depositadas naquele o herbário e na Escola José de Melo Sobrinho, base do projeto de pesquisa. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica e analisados por meio de estatística descritiva.

 

RESULTADOS:

As famílias botânicas encontradas no levantamento etnobotânico que apresentaram maior índice de importância cultural estabelecida pela estimativa do valor de uso (VUF) foram Myrtaceae, Arecaceae, Leguminosae-Mimosoideae  e Anacardiaceae. As espécies botânicas que apresentaram maior importância cultural, estabelecida pela estimativa do valor de uso (VUsp), foram o urucu (Bixa orelana), o caju (Anacardium Spruceanum Benth) e a ingá (Inga sp.).

 

CONCLUSÃO:

O conhecimento local de agricultores familiares ainda é pouco estudado e o seu papel não é valorado, devendo-se, portanto, introduzir o conhecimento local nas pesquisas como uma forma de manejo de florestas tropicais, incentivando políticas que sejam coerentes com a realidade local. Essas informações poderão indicar espécies vegetais com uso potencial que poderiam ser prioritárias para futuras pesquisas ecológicas, visando o manejo e a sustentação da meliponicultura no município de Manacapuru.

 

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Amazonas – FAPEAM
Palavras-chave: etnobotânica, meliponicultura, desenvolvimento rural .