61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PROJETO JOGA BOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 
Marcos Aurélio Ayres 1
Víviam Santin Tremea 1, 2
1. Faculdade da Serra Gaúcha/FSG
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:

A prática esportiva vem sendo inserida em diferentes contextos com caráter sócio-educativo, conforme salientam Paes e Balbino (2005), com diferentes funções e sua relação com seus sujeitos. Existe uma grande variedade desordenada e um avanço metodicamente rápido dentro da aprendizagem esportiva, segundo Koch (2005), sendo que é necessário que a criança participe de muitas vivências esportivas, começando pelos pequenos jogos esportivos, pré-esportivos para então estar apta a participar de uma modalidade esportiva. A etapa de iniciação nos jogos esportivos coletivos é um período que abrange desde o momento em que as crianças iniciam-se nos esportes até a decisão por praticarem uma modalidade (OLIVEIRA, PAES, 2004). Segundo os autores os conteúdos devem ser ensinados respeitando-se cada fase do desenvolvimento das crianças e dos pré-adolescentes. Scaglia (1996), ressalta que a escolinha de futebol deve trocar o tecnicismo de movimentos estereotipados, que são subordinados a resultados imediatos de performance, para se preocupar com a função pedagógica da ação motora desenvolvida. Assim sendo, este estudo teve como objetivo verificar as contribuições do Projeto Joga Bola para crianças e adolescentes do município de Veranópolis-RS. Considera-se que um contexto seja favorável ao desenvolvimento do sujeito, é necessário, que se ofereça atividades que sejam significativas para os participantes e um ambiente onde mantenham boas relações com o grupo.

METODOLOGIA:

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória. Foram considerados participantes trinta alunos, na faixa etária entre 06 e 11 anos, participantes do Projeto Joga Bola do Esporte Clube Ipiranga, regularmente matriculados na Rede de Ensino na cidade de Veranópolis-RS; trinta pais, quatro professores de Educação Física e uma diretora. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados o diário de campo e roteiro de entrevista semi-estruturada. Inicialmente foi-se obtido o consentimento da escola, pais e professores para a realização do estudo. Em seguida foram realizadas as entrevistas semi-estruturadas. Para as gravações foi utilizado um gravador portátil da marca Sony, modelo TCM-20DV e fitas para gravação com duração de 60 min. Para a transcrição das entrevistas, adotou-se os critérios de Oliveira (1998). O processo de análise foi feito em três fases, conforme recomendado por Rodrigues e Leopardi (1999): 1) pré-análise, no qual através da leitura geral das entrevistas buscou-se a pertinência e a representatividade dos discursos em relação aos objetivos do estudo; 2) exploração e preparação do material; 3) descrição e interpretação dos dados. A análise foi realizada através de uma abordagem qualitativa.

RESULTADOS:

Mediante as respostas dos participantes, pode-se perceber que gostam de participar do projeto, das atividades propostas e de interagir com os amigos. Nota-se que eles têm uma grande motivação intrínseca, no entanto os fatores extrínsecos também influenciam na participação. Os alunos relataram que querem melhorar e aperfeiçoar suas habilidades e por isso participam, para poderem se tornar “grande jogadores”. Os pais afirmaram que o Projeto influenciou positivamente no comportamento das crianças, pois estão mais tranqüilos e responsáveis com as tarefas do dia-a-dia; as relações estabelecidas no grupo estão interferindo de forma bastante relevante na vida das crianças. Diretora e professoras de Educação Física também revelaram que os alunos apresentaram melhoras consideráveis nas suas habilidades, estão mais comprometidos, disciplinados e participativos. De acordo com Feijó (1998), o esporte só será interessante, se as características de suas atividades forem ao encontro das necessidades especificas do indivíduo e a mudança de comportamento irá depender muito da intervenção profissional, pois segundo Fernandes (2006), contribui para formação de um ser social, que irá aprender a respeitar o próximo, a se organizar, a dividir. Assim, considera-se que a dinamização do trabalho que está sendo realizado e os objetivos propostos são percebidos por todos como uma proposta que contribui para o desenvolvimento dos participantes, em todos os seus aspectos, dando oportunidades para todos desenvolverem suas potencialidades.

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que o Projeto Joga Bola está cumprindo com seus objetivos e está contribuindo positivamente no desenvolvimento e formação das crianças e adolescentes. O Projeto Joga Bola tem proporcionado aos participantes atividades que são favoráveis ao desenvolvimento nos diferentes aspectos: social, motor, cognitivo, psicológico, promovendo melhoras consideráveis. Mudanças estas que estão refletindo na família e na escola: melhoraram seu comportamento, aumentaram o rendimento escolar e estão mais comprometidas com o estudo. Neste sentido, considera-se fundamental destacar o comprometimento do professor de Educação Física, com objetivos que atendam as necessidades dos alunos, respeitando suas capacidades, planejamento bem estruturado, ambiente organizado e acolhedor, estabelecendo relações de confiança e equilíbrio de poder e, principalmente, mantendo-se também motivado, para que o clima motivacional gere comportamentos positivos no grupo.

Palavras-chave: Projeto Joga Bola, Iniciação Esportiva, Desenvolvimento humano.