61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
A ARTE DO RETRATO POR DESENHO OU FOTOGRAFIA E  O AUTORRETRATO
Rejane Maria Alves de Melo 1, 2
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
2. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:

O projeto desenvolvido sobre “Retrato por desenho ou fotografia e o autorretrato”, foi elaborado objetivando diferenciar tais gêneros artísticos. Os estudantes ao apreciar artes plásticas produzidas por artistas famosos, costumavam indagar sobre as diferenças entre retrato e fotografia. Como reconhecer um e outro? e ainda, se retrato e autorretrato é a mesma coisa? O projeto é composto por exposição que utilizam o recurso de leitura e apreciação tátil de pinturas de artistas famosos como: Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Cézanne, Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Marcel Duchamp, poema (“auto-retrato” de Manoel Bandeira) e fotografias trazidas pelos estudantes. Além de uma programação educativa caracterizada por apreciação, palestras, oficinas e relatos de experiência.

METODOLOGIA:

Realizei o trabalho em duas escolas, uma da rede municipal ( Educação Infantil) e a outra da rede estadual ( Ensino médio), duas realidades totalmente diferentes; logo tive que adaptar a proposta à faixa etária em questão, entretanto segui os mesmos caminhos: observação das obras escolhidas, prestando atenção aos seus detalhes, aos seus elementos constitutivos, aos procedimentos que podem ter sido usados para produzi-las, diferentes modos de representar as expressões faciais referentes aos variados sentimentos e distinção entre figura e fundo. Selecionamos quais obras seriam objetos de estudo, em seguida, solicitei que fosseM trazidaS para sala de aula, fotografias e comparadas aos retratos por desenhos. Sugeri que elaborassem definições sobre:  fotografia e  retrato, que produzissem imagens dando espaço para a criação individual, enriquecida pelo conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos  em aula, utilizando os meios e suportes adequados a cada atividade. Primeiramente, desenharam com o auxílio de interferências (continuidade do desenho, desenhos de pessoas com diferentes expressões faciais e diferentes ações), depois produção livre.  Em seguida, desenharam observando uma fotografia e ainda os colegas de sala, até que produziram seus autorretratos ( com o auxílio de um espelho). Realizamos a leitura e compreensão textual do poema “Auto-retrato” de Manuel Bandeira e debatemos a respeito. Após cada fase, produziram um relato de experiência.

RESULTADOS:

Foram objetos do projeto o Retrato desenhado e a fotografia, dois gêneros artísticos abandonados na modernidade e que ressurgem na arte contemporânea, os objetos iniciais de estudo foram artes plásticas e fotográficas que refletem a paisagem e o retrato, seguidos do autorretrato, do qual se tem o conceito que é o artista interpretando a si próprio, e que foi ampliado após estudo das obras de Rembrandt que fez um trabalho compatível com a sua própria história em oposição a obra de Duchamp, em que o EU interior sobrepuja o EU aparente, a imagem palpável. Percebemos que os estudantes de educação infantil, ao serem desafiados a desenhar não demonstraram resistência e participaram ativamente de todo processo com participação ativa dos pais, já os estudantes do ensino médio, demonstraram grande interesse durante a apreciação e leitura das imagens, todavia, no que diz respeito a produção artística, houve de imediato recusa a proposta apresentada. Para que os alunos investissem nas próprias produções artísticas foi necessário organizar rodas de apreciação de imagens de arte, nas quais, o grupo observou e debateu a respeito de pinturas, fotografias e autorretratos, foram incentivados a visitar museus e apreciar o fazer artístico, a confeccionar  e montar um painel com obras  de artistas famosos para apreciação atenta e orientada dessas produções, trabalhar com interferências, relatar as experiências vivenciadas e confeccionar um mural  para expor seus trabalhos em mural para a comunidade escolar.

 

CONCLUSÃO:

A professora Mirian Celeste Martins, do Instituto de Artes da Unesp, diz que o professor deve conviver com a arte para formar estudantes atentos, críticos e sensíveis. Ao término do projeto, percebemos que foi mais simples fazer as  crianças se expressarem artisticamente, pois crianças estimuladas a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos, aprimoram sua linguagem, capacidade de concentração e fazer artístico. Já com os jovens nosso trabalho foi intensificado, porém proveitoso, pois nosso objetivo triplo: que após conclusão do projeto os estudantes aprendessem a apreciar a arte, mas que também se sentissem capazes de criar e valorizar sua produção, foi alcançado em sua maioria. Os estudantes enquanto sujeito psicológicos tiveram a oportunidade de tornar-se seguros, e ao produzir  fortalecer o aprendizado da auto-estima e do respeito a sua produção e a do outro. Enquanto sujeitos cognitivos dialogaram com a cultura e arte na construção e apropriação dos conhecimentos necessários. Em fim, os estudantes tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Médio desenvolveram interesse e curiosidade, avanço nas possibilidades da representação humana, observação e manuseio, utilizando diferentes instrumentos para a confecção de suas produções.

.

Instituição de Fomento: PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE E GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Palavras-chave: RETRATO POR DESENHO, FOTOGRAFIA, AUTORRETRATO.