61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Ano Internacional da Astronomia como uma proposta para o Ensino de Ciências
Naely Araújo Guedes 1
Klicyane Queiroz Aguiar 1
Bruno Ferreira Rizzuti 1
Fabricio Luchesi Forgerini 1
1. ISB, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:

A educação científica e tecnológica apresenta sérias deficiências em todo o país. Quando voltamos os olhos para a região Norte do Brasil, principalmente no interior dos estados, notamos este quadro ainda mais grave. A Astronomia apresenta uma característica motivacional muito forte, o que buscamos utilizar como uma proposta para ensino de ciências, atuando como uma abordagem temática para o ensino. Procuramos neste projeto desenvolver atividades de estímulo da educação em ciências, voltadas à Astronomia, em conjunto com as comemorações do Ano Internacional da Astronomia, em 2009. Buscando novas maneiras de educar, de como o professor pode trabalhar em sala de aula, esta abordagem temática parece ser uma maneira que melhor se adapta à forma de como se vê o processo de aprendizado, de forma com que as interações entre o sujeito do conhecimento e o que se deseja conhecer se dão de forma não neutra, interagindo de forma mútua, através do professor, no processo de aprendizagem. Verificamos que conceitos complexos de Física, como os de mecânica, óptica e eletromagnetismo, por exemplo, podem ser trabalhados mais facilmente em um contexto que se utiliza da Astronomia como pano de fundo.

 

METODOLOGIA:

Convidamos os alunos do Ensino Fundamental e Médio do município para fazer parte deste projeto, por meio de divulgação nas escolas públicas. Realizamos reuniões com a comunidade na própria Universidade, aos sábados à tarde, onde projetamos documentários ligados com Astronomia e, em seguida, realizamos discussões orientadas, ligadas aos temas centrais de Astronomia e ao Ensino de Ciências. Ao anoitecer, em noites de céu aberto, realizamos observações do céu com telescópios e cartas celestes com os participantes. Por meio das discussões, levantamos as principais dúvidas conceituais e dificuldades dos alunos. O que em geral verificamos é a falta de conexão entre os assuntos “formais” da ciência, trabalhados em sala de aula e as suas atividades do cotidiano. Buscamos neste trabalho, ao mesmo tempo estimular o Ensino de Ciências e contextualizar o ensino, por meio de uma abordagem temática da Astronomia. Quando tratamos sobre os mesmos assuntos “formais” de Física que são estudados em sala de aula, mas agora utilizando exemplos e aplicações de Astronomia, o educador tem uma maior interação com o aluno, utilizando-se do ambiente para maximizar essas relações, atuando com uma abordagem Freiriana.

RESULTADOS:

Este trabalho apresenta uma possibilidade de educação problematizadora e contextualizada, por meio de uma abordagem temática motivadora, como a Astronomia. Nosso projeto sugere que grande parte das dificuldades de compreensão dos conceitos físicos, por parte dos alunos, se deve na dificuldade de encontrar significação entre o conhecimento comum, do cotidiano, e o conhecimento obtido em sala de aula, de forma tradicional. Segundo Bachelard, somente a partir da ruptura com o conhecimento comum obtemos progressos para o conhecimento científico. Verificamos que os alunos, ao se depararem com um ensino de forma contextualizada, vinculada à sua realidade, apresentam menor nível de dificuldade em compreender conceitos científicos em geral, rompendo com os conceitos de senso comum e alcançando compreensão mais profunda nos conceitos científicos. A utilização da Astronomia como forma de estreitar as relações entre conhecimento científico e a realidade dos estudantes se apresenta como uma forma muito interessante e promissora de abordagem temática para o Ensino de Ciências.

CONCLUSÃO:

Os alunos têm muito a dizer sobre assuntos que se relacionam ao seu cotidiano e sua realidade, porém muito pouco ou quase nada ao que diz respeito aos conteúdos de ciências da forma com que são apresentados aos estudantes na educação tradicional. Dessa forma, a abordagem dos conceitos científicos do conteúdo é o ponto de chegada, e o ponto de partida são os temas e as situações significativas do cotidiano, a Astronomia, dando origem a um processo dialógico e problematizador no ensino. Verificamos que a utilização da Astronomia como temática de ensino aproxima o sujeito do conhecimento ao conhecimento científico, apresentando-se como uma grande oportunidade para o educador de ciências desenvolver uma educação contextualizada, dinâmica e atual.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências, Divulgação Científica.