61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A dinâmica do crescimento urbano de Guanambi
Sofia Rebouças Neta Pereira 1
Jane Mary Lima Castro 1
1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB
INTRODUÇÃO:
O espaço urbano se materializa a partir das ações humanas implementadas lenta ou rapidamente na paisagem natural. A cidade é a expressão máxima do processo de produção do espaço pelo homem a partir da formação econômica e social capitalista. Enquanto resultado de uma construção histórica que se produz e reproduz constantemente, ela é também um modo de viver, de pensar, de sentir, de consumir e ainda um campo privilegiado de lutas de classe e movimentos sociais que permeiam a vida humana. De acordo com o pensamento de Milton Santos (1997), a cidade renasce no momento em que se conhece um movimento bastante intenso de trocas. Fatos históricos como a descoberta da América, a intensificação das relações comerciais com a Ásia e a África, fazem as cidades crescerem. O aumento da produção e do consumo contribui para a expansão dos espaços e das relações entre eles. Nas palavras do autor (p.53), “a cidade é um elemento impulsionador do desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas. Diga-se, então, que é a cidade lugar de ebulição permanente”. No Brasil, ao longo do século XX, observa-se um acentuado crescimento das cidades que, em função de determinações especificas, geram diferentes configurações. No intuito de compreender melhor a cidade e realizar uma análise interpretativa da produção do espaço urbano de Guanambi – BA com base em fatos reais a fim descobrir os processos que determinaram a sua atual situação e gerar novas reflexões e construção de novos conhecimentos, é o que justificou a realização deste trabalho de pesquisa.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa geográfica realizou-se por meio de um estudo de caso na área urbana para entender a produção do espaço urbano de Guanambi-BA. Em função da dinamicidade da temática que resulta de ações sociais permeadas por conflitos e contradições que se refazem a cada momento, optou-se pelo método dialético. No que se refere aos métodos de procedimentos, etapas concretas da investigação, foram utilizados os métodos histórico, estatístico e cartográfico e as fontes primárias e secundárias. Segundo Lakatos e Marconi (1991), pelo método histórico é possível investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar sua influência na sociedade de hoje; pelo método estatístico é possível reduzir fenômenos econômicos, políticos e etc., a termos quantitativos; e pelo método cartográfico podem-se representar as informações levantadas e revelar a paisagem invisível da cidade. Assim, foi realizado o levantamento de informações por meio de pesquisa documental em livros, revistas, anuários e órgãos públicos como prefeitura, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia - SEI e outros. A pesquisa de campo e entrevistas a pessoas da comunidade também se fizeram presentes. Todas as informações e os dados obtidos foram analisados e organizados enfatizando as características econômicas, sociais, políticas e espaciais da evolução da cidade. Por fim, houve a sistematização com a elaboração de textos, tabelas, gráficos e mapas.
RESULTADOS:
Guanambi, cidade localizada no Sertão da Bahia, evolui lentamente tendo a feira como fator preponderante para o crescimento demográfico até a década de 1970, quando o aumento da produção e beneficiamento do algodão tornaram-se os principais fatores de expansão econômica e demográfica do município. Pelos dados coletados, é notória a expansão da malha urbana de Guanambi entre 1980 e 1991, época em que o município teve a maior área de produção algodoeira do estado da Bahia. O poder público teve um importante papel no processo de transformação da estrutura urbana da cidade, ao criar bairros e loteamentos, ao construir grandes vias públicas cortando a cidade e rodovias interligando-a a outros estados e à capital da Bahia. Com isso, o padrão de acessibilidade à cidade foi facilitado e aumentaram-se os fluxos. Conforme Corrêa (2005, p.26), “a atuação do Estado se faz, fundamentalmente e em última análise, visando criar condições de realização e reprodução da sociedade capitalista (...)”. Esse processo sofre um colapso quando, no início da década de 1990, a lavoura algodoeira passou por uma profunda crise devido a uma série de fatores que contribuíram para o declínio da produção do algodão no município e região e para a conseqüente desativação do moderno e amplo parque industrial montado na cidade, rompendo com a estabilidade econômica de Guanambi. A cidade viveu um período de estagnação econômica e demográfica, mas nos últimos anos direcionou os investimentos aos setores de educação e saúde retomando o crescimento.
CONCLUSÃO:
Este estudo confirma a cidade como o resultado de um conjunto de transformações decorrentes das relações econômicas, sociais, políticas e culturais manifestadas no espaço ao longo tempo. Em Guanambi a exploração da agricultura e o comércio desempenharam um importante papel no seu processo de formação e de expansão urbana. No decorrer da década de 1980, a cidade experimentou um grande surto de crescimento, o perfil urbano se modificou com a implantação de usinas de beneficiamento, a melhoria da malha viária e a formação de novos conglomerados habitacionais. Isso certamente não estava programado e a cidade superou todas as expectativas de crescimento. No entanto, gerou problemas estruturais estabelecendo grandes desafios para os gestores, como o surgimento de bairros periféricos, pobreza e miséria. Com a crise na produção do algodão o montante dos prejuízos foi incalculável, não somente do ponto de vista econômico como também do social. Os milhares de postos de trabalhos extintos com o fechamento das usinas representaram, talvez, o mais penoso de todos os danos para a sociedade regional. A economia entrou em recessão agravando as desigualdades sociais já marcantes no município. Essa realidade exigiu novas estratégias que apontaram para uma reconfiguração do papel regional de Guanambi. Investimentos em saúde e educação criaram outras relações entre a cidade e seu entorno. Dessa forma, a cidade voltou a crescer e assegurou a manutenção do seu poder polarizador.
Palavras-chave: urbano, cidade, crescimento.