61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOCIÊDES ANDRADE – TABATINGA
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

 As crianças que apresentam necessidades especiais estão inseridas e frequentam regularmente a escola Professora Jociëdes Andrade, têm apoio dos professores, pedagogos e das autoridades competentes para se adequar as metodologias de ensino e ao ambiente de estudo. O aumento constante na rede de ensino, de crianças e jovens com necessidades especiais de aprendizagem, exige uma mudança de atitude, não só dos professores, mas de toda comunidade escolar. As escolas recebem os jovens alunos mesmo sem ter conhecimento de como ensiná-los adequadamente.

METODOLOGIA:

Foram usadas técnicas científicas de pesquisa com metodologias próprias de investigação para avaliar e analisar o objeto da pesquisa. A partir dessas técnicas os procedimentos metodológicos para realização da pesquisa foram: questionário aplicado aos estudantes e professores da escola Professora Jociêdes Andrade, que possui 510 estudantes matriculados no período vespertino. Com a técnica do método indutivo, foram colhidos dados sobre de como se dá a inclusão das crianças especiais; entrevistas com professores da Escola Jociêdes Andrade, usando o método dialético, para identificar as dificuldades e facilidades encontradas para a adaptação das crianças especiais em uma escola regular de ensino.

RESULTADOS:

Os profissionais que trabalham com algumas dessas crianças admitem a necessidade de preparação para uma melhor atuação e até demonstram interesse em se tornarem profissionais capacitados para atuarem nesta área, porém não lhes são dadas oportunidades para tal. Em entrevista, os professores responderam que ministram aula de maneira igual a todos os alunos, sejam eles especiais ou não, com isso não se tem um parâmetro diferenciado do aproveitamento dos alunos com necessidade educacional. Para que aconteça a verdadeira integração cada segmento, cada profissional e cada cidadão terá que contribuir para uma melhor adaptação do aluno especial; as escolas têm que contar com professor especializado em educação inclusiva, para que, o aluno que apresente necessidade educacional especial seja atendido, e dessa maneira o mesmo possa ser promovido com a certeza de um aprendizado satisfatório.

CONCLUSÃO:

Foram usadas técnicas científicas de pesquisa com metodologias próprias de investigação para avaliar e analisar o objeto da pesquisa. A partir dessas técnicas os procedimentos metodológicos para realização da pesquisa foram: questionário aplicado aos estudantes e professores da escola Professora Jociêdes Andrade, que possui 510 estudantes matriculados no período vespertino. Com a técnica do método indutivo, foram colhidos dados sobre de como se dá a inclusão das crianças especiais; entrevistas com professores da Escola Jociêdes Andrade, usando o método dialético, para identificar as dificuldades e facilidades encontradas para a adaptação das crianças especiais em uma escola regular de ensino.

Palavras-chave: Educação , Inclusão , Alunos.