61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DO LIXO E SUA PROBLEMÁTICA NA UNIDADE INTEGRADA GOVERNADOR MATOS CARVALHO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA.
Mayara Soares Cunha 1
Michelle Menezes Machado 1
Weline Lopes Macau 1
Débora Matos Pereira 1
Jeremias Guilherme dos Praseres França 1
Naiza Maria Castro Nogueira 1
1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O Brasil produz aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia. Isso corresponde a uma média de 500g de lixo gerados diariamente, podendo chegar até a mais de 1 kg, dependendo do poder aquisitivo e local em que mora. É de senso comum, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Do material descartado no Brasil, 76% é abandonado a céu aberto em locais impróprios e menos de 5% é reciclado, sendo que cerca de 20% da população brasileira ainda não conta com serviços regulares de coleta. O problema do lixo é vivenciado por todos os habitantes de uma cidade; todos têm diariamente contato com os resíduos da própria casa. Desse modo, a Educação Ambiental adquire uma posição de destaque no desenvolvimento de uma política de destinação adequada do lixo. Frente às estatísticas, o projeto buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre os principais danos causados pelo lixo ao meio ambiente, identificar as formas de destinação dos resíduos urbanos e estimular a cidadania através da participação concreta dos alunos em uma ação solidária (sensibilização e distribuição de cestos de lixo na escola), permitindo que o aluno vivenciasse de acordo com a sua realidade, formas de tratar o lixo produzido por sua escola.
METODOLOGIA:
O presente trabalho desenvolveu-se em parceria com a escola da rede pública Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, localizada no município de São Luís, Maranhão, durante o período de Agosto a Dezembro de 2008. As atividades do projeto foram realizadas com cerca 120 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Optou-se por alunos da 4ª série do Ensino Fundamental por reconhecer que alunos com essa faixa etária estão em constante construção de valores e que os mesmos podem ser facilmente modificados. Para concretizar os objetivos, fez-se o uso dos seguintes recursos metodológicos: palestras, discussões, dinâmicas, uso de animações e músicas com temática ambiental, mural com fotos da escola e do bairro para posterior reflexão, oficinas de reutilização de garrafa PET e de reciclagem alternativa de papel, além da implantação da coleta seletiva de papel na escola. Ao início e ao término do projeto, foi feita uma coleta de dados, a partir de um questionário dirigido aos alunos, para posterior avaliação.
RESULTADOS:
Os alunos que participaram do projeto apresentavam faixa etária entre 9 e 12 anos, o que nos permitiu utilizar metodologias alternativas que facilitaram a assimilação do tema trabalhado. Através das aulas expositivas o público-alvo demonstrou entendimento em relação aos conteúdos trabalhados, o que foi percebido em decorrência das dúvidas e dos comentários feitos pelos alunos. A partir das oficinas de reciclagem alternativa de papel e de reutilização de garrafas PET os alunos conheceram meios alternativos de reduzir o lixo, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Por meio da ação social, os alunos foram capazes de transmitir os conteúdos trabalhados, sensibilizando a comunidade escolar (estudantes e servidores) sobre o lixo e a sua problemática, demonstrando a real compreensão sobre a temática. Diagnóstico através dos questionários: para 88,68% (início) e 96,23% (fim) dos alunos, o lixo prejudica o meio ambiente; para 81,13% (início) e 90,57% (fim), um dos destinos corretos do lixo é o aterro sanitário; para 77,36% (início) e 88,68% (fim), pode-se fazer dobradura para reutilizar um papel riscado; 13,21% (início) e 54,72% (fim) dos alunos sabem quais materiais são separados na coleta seletiva; 81,13% (início) e 96,23% (fim) consideram a Educação Ambiental importante.
CONCLUSÃO:
A Unidade Integrada Governador Matos Carvalho de início apresentava problemas em relação à coleta dos resíduos produzidos na própria escola, pois não havia cestos de lixo nas salas, nos corredores e nos banheiros e os alunos desconheciam o real problema que tais dejetos podem originar. Dessa forma, com os estudos e as atividades realizadas observou-se a evolução dos alunos em relação ao tema, pois os mesmos apresentaram melhora no rendimento da avaliação final. Constatou-se em visitas posteriores, que a comunidade escolar como um todo também apresentou resultados positivos, visto que os cestos realmente estavam sendo utilizados e que não havia mais papel no chão.
Instituição de Fomento: Centro Federal de EducaÇão Tecnológica do Maranhão
Palavras-chave: EducaÇão ambiental, Lixo, Escola.