61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PEDAGOGIA DE PROJETOS: TEIA DE LEITORES E ESCRITORES: LENDO ESCREVENDO E REINVENTANDO PARA A VIDA
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
Valdiney da Silva dos Santos 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

 O trabalho através de projetos favorece ao docente uma forma diferente de ensinar e ao discente uma nova maneira de aprender os conteúdos programáticos do Currículo Escolar. E o professor deve entender o processo de construção do conhecimento mais eficiente e produtivo será o seu trabalho. Afinal, ensinar de fato é fazer aprender. A pedagogia de projeto na prática pedagógica de sala de aula os alunos encontrarão sentido na leitura por ter uma diversidade de gêneros literários que contribuirão decisivamente para o repertório de conhecimentos lingüísticos dos educandos, o que, de forma indireta, determina o tempo necessário na prática docente para ensinar. Nesse contexto o trabalho deve ser diferenciado, coletivo e prazeroso buscando condições de formar cidadãos com possibilidade de atingir novos conhecimentos. É importante que os alunos não só dominem os conteúdos programáticos essenciais de aprendizagem, mas desenvolvam capacidades necessárias e tomarem decisões de forma clara e objetiva coletivamente, aprendendo com os outros colegas numa incessante relação de troca de conhecimento.

METODOLOGIA:

Realizou-se o estudo na escola municipal professora Jociêdes Andrade, zona urbana no município de Tabatinga, com os docentes e discentes. Utilizamos a técnica direta-participante na sala de aula através de orientação pedagógica aos docentes, na elaboração e efetivação junto aos discentes das atividades através das narrativas literárias para assegurar a prática da leitura e produção textual, se formando assim a “Teia de Leitores e Escritores no ambiente escolar. Dessa forma envolvemos todas as turmas nesse intercâmbio de literatura. Os Projetos são escolhidos de acordo com a faixa etária dos discentes, colocou-se um nome didático escolhido com a turma e são trabalhadas duas vezes na semana, há um planejamento e a avaliação dos trabalhos e socialização entre os docentes daquilo que está dando certo nas turmas e o que não está para seja redimensionado a tempo pelo professor no planejamento e na aplicação na sala de aula.

RESULTADOS:

Obtivemos como resultados: aumentou o índice de alunos alfabetizados; motivação dos alunos pelas aulas ministradas, a efetivação do planejamento quinzenal, a interdisciplinaridade nas atividades elaboradas, estudo preliminar através da pesquisa da literatura para ser trabalhada constantemente e assegurada na hora do conto, construção de coletâneas do professor e a do aluno com atividades construídas durante a execução do projeto, de folders, gravação de documentários, fichas de leituras que são espalhadas por toda a escola, mural de foto, mural pedagógico com atividades diversificadas, maquetes, pôster dos personagens portfólio com as literaturas trabalhadas durante a execução do projeto e outros. A culminância de todos os projetos aconteceu das 8:00h às 14:00h na rua Osvaldo cruz ao lado da escola, com vários estandes, cada um com diferentes literaturas, livros, cadernos, coletâneas tudo a disposição dos visitantes. Com apresentação de teatro, dança, dramatização, paródias, jogral e outros. O resultado demonstrou que é possível consolidar os princípios de uma escola comprometida com a transformação da sociedade, uma vez que o trabalho por pedagogia projetos inclui o contexto sócio-histórico e não apenas ambiente imediato.

CONCLUSÃO:

 O trabalho contribuiu para a superação de um quadro marcado pelo baixo rendimento escolar, acreditando que as ações constituídas têm finalidade de ressignificar e estimular a prática pedagógica docente para redirecionar a pedagogia de projetos: Teia de Leitores e Escritores “lendo, escrevendo e reinventando para a vida” buscou-se assim uma melhor alternativa para ensinar. O professor nesse processo deve atuou como orientador (a) e facilitador (a) do processo ensino e aprendizagem, desenvolvendo um trabalho integrado professor – aluno – escola e família no sentido de melhor desenvolver a prática educativa. Ao desenvolver projetos em sala de aula,é importante levantar problemáticas relacionadas com a realidade do aluno, cujas questões e temáticas em estudo partem do conhecimento que ele traz de seu contexto e buscam desenvolver investigações para construir um conhecimento científico que ajude este aluno a compreender o mundo e a conviver criticamente na sociedade

 

 

Palavras-chave: Pedagogia , Projeto , Alunos.