61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
  CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE
Ester Figueiredo Araújo 1
Rosa Oliveira Marins Azevedo 2
1. Secretaria Municipal de Educação do Amazonas – SEMED/AM
2. Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM
INTRODUÇÃO:

Pensar a prática docente é uma maneira de modificá-la, para isso é necessário uma reflexão crítica da prática pedagógica escolar, a partir da problematização dessa prática, em busca constante de diálogo com teóricos que contribuam para responder aos problemas levantados. No entanto a prática e a literatura revelam que o tempo destinado, pelos professores, à leitura e à reflexão, ainda insuficiente  para modificar a sua prática docente. Tal argumento revela a importância dos cursos de formação, ainda mais quanto se trata da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Considerando essa situação foi desenvolvido o curso “Convivendo e Aprendendo com as Diferenças”,  promovido pela SEDUC/Amazonas para professores da EJA do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, no período de 16 a 27 de abril de 2007. Neste trabalho, procuramos relatar a experiência de desenvolvimento do curso, cuja finalidade era contribuir para o docente repensar a sua prática pedagógica, rumo a uma ação mais consciente e transformadora nessa modalidade de Ensino.

METODOLOGIA:

O curso foi realizado em uma escola do município de Itacoatiara, com vinte e três professores de escolas públicas dos municípios de Nova Olinda do Norte, Autazes, Urucurituba, Silves e Itacoatiara, com carga horária de 40horas, sendo quatro horas diárias, visando a contribuir para que os professores refletissem sobre o processo ensino-aprendizagem na EJA, e a partir dessa reflexão e da instrumentalização oferecida pelo curso, elaborar projetos de aprendizagem, reconhecendo a importância da atuação crítica do educador no processo de mediação do conhecimento. As estratégias para o desenvolvimento do curso foram:  discussão de experiências dos professores na EJA, exposição dialogada, estudo dirigido de textos, elaboração e apresentação de projetos de aprendizagem. As atividades foram realizadas numa perspectiva dialógica, participativa e colaborativa, em que o processo do saber, do fazer e do ser na dinâmica grupal serviu de base teórico-prática para a construção dos projetos. 

RESULTADOS:

Constatou-se, pela dinâmica dos professores, a importância de haver espaço para que os docentes  possam trocar experiências e conhecer novos modos de ensinar e aprender. Ficou evidente na fala dos professores a precariedade do espaço oferecido pelas escolas para a discussão e o estudo coletivo dos professores, dificultando a problematização da prática e possíveis caminhos para resolver problemas surgidos no cotidiano escolar. Os professores foram  unânimes em reconhecer a necessidade urgente de as escolas repensarem a sua organização para que os projetos elaborados possam acontecer com participação de todos atores escolares, considerando não apenas a sua execução, mas principalmente o momento de elaboração e avaliação, sendo esta destacada como momento fundamental à elaboração de novos projetos. Todo esse processo de trabalho com projeto revela a possibilidade de contribuir para uma reflexão crítica da prática pedagógica docente, possibilitando uma ação mais consciente e transformadora na EJA.

CONCLUSÃO:

O curso “Convivendo e Aprendendo com as Diferenças” constituiu momento de troca de experiências e construção de conhecimentos de um processo cuja efetivação deve ocorrer na práxis pedagógica dos professores. Tais professores destacaram a importância do curso no sentido de favorecer um repensar de suas ações no cotidiano escolar, posicionando-se favoravelmente às práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem. Todavia, demonstraram preocupação com o problema da continuidade dos projetos nas escolas, haja vista a dificuldade de espaço comum para discussões e planejamentos. Entende-se que tal entrave, compromete uma ação mais consciente e transformadora no processo ensino-aprendizagem da EJA. Portanto, espera-se que as ações de formação tenham continuidade, oferecendo condições à postura de reflexão constante sobre o fazer pedagógico e à prática crítica e participativa que, se constituída no coletivo escolar, pode gerar atividades transformadoras na EJA.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Prática pedagógica.