61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A INDÚSTRIA NO ÂMBITO DO PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA - PR
Patricia Baliski 1
1. Curso de Pós-Graduação em Geografia / UFPR
INTRODUÇÃO:

A indústria além de ser concebida como o meio pelo qual as municipalidades buscam o crescimento econômico, representa a atividade que necessita de um zoneamento territorial específico em função do impacto decorrente de seu funcionamento. Nessa perspectiva, destaca-se o município de Curitiba, estado do Paraná, que a partir da década de 1940 iniciou seu ordenamento territorial, no qual identifica-se a preocupação com a organização das atividades econômicas, dentre elas, a indústria. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender a dimensão espacial da indústria no âmbito do planejamento urbano do referido município através das propostas de zoneamento estabelecidas no período de 1943 a 2000.

METODOLOGIA:

Para a obtenção dos resultados, realizou-se o levantamento das leis de zoneamento vigentes no período de 1943 a 2000. Ressalta-se que essa demarcação histórica se refere ao fato de que a primeira proposta de ordenamento ocorreu em 1943, com o Plano Agache e que o atual zoneamento foi implementado pela Lei nº 9.800/00. Posteriormente a essa etapa, foram elaborados os mapas com a localização das áreas legalmente reservadas à atividade industrial, com a utilização do software ArcGIS 9.2. Como foram várias as modificações espaciais no decorrer do período, optou-se pela técnica cartográfica denominada “coleção de mapas”, proposta por Martinelli (1991). Esse tipo de mapeamento é indicado para representar um conjunto de atributos, em que a visualização e a compreensão serão mais rápidas quando os mesmos são mapeados isoladamente.

RESULTADOS:

No que se refere aos zoneamentos estabelecidos no período de 1943 a 2000, constata-se que frequentemente foram indicadas para as zonas industriais as áreas mais periféricas da cidade, no entanto, que tivessem a acessibilidade necessária para o desenvolvimento dessa atividade. Destaca-se dentro das políticas de zoneamento a criação em 1973, do bairro denominado “Cidade Industrial de Curitiba” (CIC), que representou um marco, na medida em que visou localizar em conjunto a indústria, as atividade de apoio e a classe trabalhadora.

CONCLUSÃO:
Assim, constata-se que a indústria além de ser um tema recorrente nas políticas de planejamento, colaborou diretamente para a expansão da cidade. O zoneamento ao induzir o uso do solo pela indústria nas áreas mais periféricas, contribuiu para a expansão da mancha urbana, na medida que, junto com a indústria, deslocam-se os serviços necessários para o seu pleno funcionamento e frequentemente a classe trabalhadora. Isso ficou mais evidente no momento da criação da CIC, no entanto, pode-se considerar que tal fenômeno é válido para a maioria dos casos, pois as antigas áreas industriais foram incorporadas à malha urbana do município.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: indústria, planejamento urbano, expansão urbana.