61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
ATIVIDADE DA REDUTASE DO NITRATO NAS RAÍZES DE MUDAS DE ANDIROBA SUBMETIDAS AO DÉFICIT HÍDRICO
Luiz Gustavo de Lima Melo 1
Hugo Amancio Sales Silva 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Flavio José Rodrigues Cruz 1
Candido Ferreira de Oliveira Neto 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Dr. Orientador
INTRODUÇÃO:
A andiroba (Carapa guianensis Aubl.) é uma espécie de porte arbóreo encontrada em todo território amazônico, sendo uma espécie produtora cuja semente produz um óleo que é muito utilizado por nativos da região, como remédio antiinflamatório, e pela indústria cosmética na produção de sabonetes e óleos para banho. Sua exploração ocorre por meio do extrativismo vegetal coletando-se as sementes e delas extraindo-se o óleo de andiroba. As plantas cultivadas estão expostas a constantes estresses abióticos ou bióticos, e às interações, que causam modificações no crescimento, metabolismo e rendimento agrícola dentre os quais se destaca o estresse hídrico que reduz a atividade metabólica da raiz. O consumo hídrico das culturas é parâmetro de fundamental importância porque condiciona as atividades fisiológicas e metabólicas das plantas. Nesse sentido, a água regula vários processos fisiológicos e bioquímicos dentre os quais se destaca a atividade da enzima redutase do nitrato que pode ser afetada em condições de escassez hídrica do solo. Esta enzima constitui a porta de entrada do nitrogênio no metabolismo do nitrogenado em plantas sendo considerada como um parâmetro na distinção de plantas tolerantes ou não a alguns tipos de estresses abióticos.
METODOLOGIA:
Mudas de andiroba com seis meses de idade foram transplantadas para vasos contendo 40 kg de solo com o pH corrigido e adubado segundo a necessidade da cultura. As mudas, já em vasos, passaram por um período de aclimatação de 40 dias após o qual foi iniciado um período de 15 dias de alagamento do sistema radicular, por meio do encharcamento do solo dos vasos contendo as plantas sob estresse anoxico. Ao final dos 15 dias foi medida a atividade da redutase do nitrato nas raízes de mudas de andiroba, e o resultado expresso em µmoles NO2-2. gMF-1. h1. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado com dois tratamentos (plantas controle e sob estresse por alagamento) e dez repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
O estresse hídrico de 15 dias reduziu a atividade da redutase do nitrato nas raízes de mudas estressadas, observando-se redução de 23,45% na atividade desta enzima em relação as mudas controle.
CONCLUSÃO:
O estresse hídrico de 15 dias foi suficiente para reduzir a atividade da redutase do nitrato nas raízes de mudas de andiroba.
Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Redutase do nitrato, andiroba, alagamento .