61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
EFEITO DA ANOXIA EDÁFICA NA ATIVIDADE DA REDUTASE DO NITRATO EM RAÍZES DE MUDAS DE ANDIROBA
Rodolfo Inacio Nunes Santos 1
Hugo Amancio Sales Silva 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Flavio José Rodrigues Cruz 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Dr. Orientador.
INTRODUÇÃO:
A andiroba (Carapa guianensis Aubl.), pertencente à família Meliaceae, é uma planta nativa da região Amazônica e a partir de suas sementes, casca, tronco e folhas são extraídos óleos reconhecidos na medicina tradicional, dotados de alto potencial antiinflamatório geral, diurético, parasiticida, anti-reumático, eficiente nas disfunções cutâneas e musculares, antitumoral, analgésico, antiartrítico, larvicida e antimicrobiano. Em períodos de intensa precipitação pluviométrica boa parte dos solos encontra-se saturado acarretando diminuição do teor de oxigênio e reduzindo a respiração aeróbica do sistema radicular dos vegetais, fato que desencadeia algumas alterações fisiológicas na planta, em particular na raiz. A enzima redutase do nitrato participa da redução do nitrato a nitrito tanto em raízes como folhas de plantas superiores, sendo tal processo altamente dependente de oxigênio. Nesse sentido, a necessidade de analisar o papel do alagamento sobre a atividade desta enzima em mudas de andiroba, possibilita um manejo mais eficiente desta cultura no que diz respeito à fertilização nitrogenada e a programas de regeneração de ecossistemas degradados visando a exploração de produtos não madeireiros, como é o caso do óleo da andiroba.
METODOLOGIA:
Mudas de andiroba com seis meses de idade foram transplantadas para vasos contendo 40 kg de solo com o pH corrigido e adubado segundo a necessidade da cultura. As mudas, já em vasos, passaram por um período de aclimatação de 40 dias após o qual foi iniciado um período de 15 dias de alagamento do sistema radicular, por meio do encharcamento do solo dos vasos contendo as plantas sob estresse anóxico. Ao final dos 15 dias foi medida a atividade da redutase do nitrato nas raízes de mudas de andiroba, e o resultado expresso em µmoles NO2-2. gMF-1. h1. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado com dois tratamentos (plantas controle e sob estresse por alagamento) e dez repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
A atividade da redutase do nitrato foi significativamente afetada em raízes de mudas alagadas. Foi verificada redução de 22,22% na atividade desta enzima nas raízes de mudas submetidas ao alagamento em relação às mudas do tratamento controle.
CONCLUSÃO:
O alagamento de 15 dias foi suficiente para promover redução na atividade da redutase do nitrato em raízes de mudas de andiroba.
Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Redutase do nitrato, andiroba, alagamento.