61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO ETNICA: AS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS NO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 1916 A 1938
Sônia Ap. dos Santos Nobre 1, 2
1. EMEF Raul Pila, Campinas SP
2. Mestre em Educação - FE-UNICAMP
INTRODUÇÃO:

A imigração alemã no Brasil teve início no século XIX e aconteceu, principalmente, nos estados do Sul e Sudeste (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro). O estado de São Paulo é o espaço territorial limite dessa pesquisa. A partir de 1827 chegaram os primeiros grupos de imigrantes alemães em Santo Amaro, trazendo consigo sua cultura, hábitos e costumes. A instituição escola, juntamente com o auxílio da igreja e da família, é responsável pelo cultivo e pela manutenção da cultura alemã dentro dos núcleos alemães no Brasil. Em 1916 foi criado o Lehrerverein - Associação dos Professores Teuto-Brasileiros do Estado de São Paulo - que contribuiu para a formação do professor teuto e para a criação de novas escolas no estado.

METODOLOGIA:
A opção por uma abordagem historiográfica possibilitou a analisar e interpretar os diversos materiais encontrados. Historiadores que engrossam a corrente da nova história, como Peter Burke e Jacques Le Goff, fundamentam a necessidade de interpretar os documentos quando usados como fonte de pesquisa. O material desta pesquisa foi coletado quase que exclusivamente nos arquivos do Instituto Martius-Staden de São Paulo. Analisando documentos, artigos de jornais e revistas buscou-se compreender a organização dos professores teuto-brasileiros, seus interesses e suas lutas na construção de um sistema de ensino teuto no Brasil que deu origem a um grande número de escolas alemãs no Estado de São Paulo. Refletimos sobre o imigrante alemão no Brasil, sobre seu modo de viver em sociedades organizadas e sobre seu imenso desejo de preservar a língua e a cultura de sua pátria. Num processo de rearticulação de valores e costumes buscou-se entender o apogeu e a queda do sistema de ensino étnico organizado pelos imigrantes alemães no Estado de São Paulo.
RESULTADOS:
Através dessa pesquisa foi possível coletar informações e identificar instituições que, ao longo de décadas, contribuíram com a manutenção da cultura alemã no estado de São Paulo. Muitas associações escolares, esportivas, clubes, de canto, além de inúmeras outras, foram fundadas, demonstrando assim o esforço e o nível de organização dos imigrantes alemães nesse estado. Essas escolas reservavam um espaço privilegiado para a educação étnica porque era ali que a criança aprendia a língua, a cultura e os valores alemães. A manutenção da cultura e do espírito alemão criou um mundo de representações que isolou o imigrante, por longos anos, da sociedade brasileira. A amplitude das escolas alemãs no estado de São Paulo por volta de 1926, tanto na capital como no interior do Estado, assim como o número de alunos e de professores oferecem ao leitor uma visão da abrangência do sistema escolar alemão
CONCLUSÃO:
O presente trabalho não se apresenta como uma obra conclusiva acerca das contribuições dos imigrantes alemães nos aspectos educacionais no estado de São Paulo. A intenção foi dialogar com as fontes, possibilitando o surgimento de novas pesquisas sobre o tema, e de trazer à tona resultados desta investigação sobre a organização dos professores alemães em torno de um sistema de ensino teuto-brasileiro. Documentos levantados nesta pesquisa relatam que no período entre os anos de 1938 e 1942 o ensino nas escolas organizadas e dirigidas por imigrantes alemães foi questionado, vigiado e punido pelas autoridades brasileiras. Várias escolas sofreram processo de nacionalização, outras foram fechadas, acarretando, assim, a queda do sistema de ensino teuto no país.
Palavras-chave: imigração alemã, associação de professores teuto-brasileira, escola étnica.