61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
O ÓLEO ESSENCIAL DA Aniba roseadora Ducke (PAU-ROSA), (±) LINALOL E (-) LINALOL INIBEM A ENZIMA ADENILATO CICLASE EM RETINA DE AVE: MECANISMO SUBJACENTE A INIBIÇÃO DE RECEPTORES DE NMDA?
Lucia de Fatima Sobral Sampaio 1
Amanda Magno Parijos 1
José Guilherme S. Maia 2
1. Instituto de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Pará.
2. Instituto Tecnológico. Universidade Federal do Pará.
INTRODUÇÃO:
O linalol é um monoterpeno ao qual vem sendo atribuída atividade sedativa e anticonvulsivante, sendo o principal componente do óleo essencial (O.E.) da Aniba Roseadora Ducke (Pau Rosa) que inibe o acúmulo de AMPc estimulado por foscolina em retina de ave. O mecanismo de ação do linalol envolve o antagonismo não-competitivo em receptores de glutamato do tipo NMDA (± linalol, IC50 = 2,97 mM). Nosso objetivo é caracterizar o efeito desse O.E. sobre a atividade da enzima adenilato ciclase, investigando a participação de receptores de adenosina e o efeito do (-) linalol e do (±) linalol sobre o acúmulo de AMPc estimulado por foscolina.
METODOLOGIA:
Os pintos de até três dias foram decapitados, as retinas dissecadas em solução salina e incubadas em meio (Dubelcco’s modified Eagle medium, DMEM, Hepes 20 mM) contendo rolipran ou o antagonista não-seletivo de receptores de adenosina 3-isobutil-1-metil-xantina (IBMX) (O,5 mM) por 10 min. A seguir foram estimuladas ou não com foscolina (10 mM), O.E., (±) linalol e (-) linalol (85% de pureza para todos) na faixa de dose de 0,1 a 17,5 mM. Extração e dosagem seguiram protocolos existentes no mercado (cAMP Biotrak EIA amersham).
RESULTADOS:
O O.E., (±) linalol e o(-) linalol não modificaram significantemente (p>0.05) o conteúdo de AMPc das retinas controle ou incubadas com IBMX, mas inibiram o aumento de AMPc estimulado por forscolina com IC50 = 0,155 (Intervalo de Confiança, IC = 0,06 a 0,41) mM, IC50 = 0,61 (IC = 0,12 a 3,05) mM e IC50 = 0,41 (IC = 0,05 a 2,97) mM, respectivamente, em retinas controle ou incubadas com IBMX.
CONCLUSÃO:
Concluímos que (±) linalol e (-) linalol mimetizam o efeito do óleo de pau-rosa sobre a enzima adenilato ciclase, efeito esse independente de receptores de adenosina sensíveis a IBMX (0,5 mM) e que para o (±) linalol o IC50 é na faixa daquele encontrado para a inibição de receptores de glutamato do tipo N-metil D-aspartato (NMDA), sugerindo interdependência entre os efeitos.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Óleo de pau-rosa, Linalol, Anticonvulsivante.