61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
HOSPITALIDADE E TURISMO: Uma Reflexão Critica Sobre a Acolhida e os Serviços Oferecidos aos Turistas Durante o 9° Fórum Social Mundial em Belém do Pará.
Sandra Mamede Vieira 1
João Gabriel Pinheiro Huffner 1
Margarida da Costa Amoêdo 1
1. ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA - ESAMAZ
INTRODUÇÃO:
Este artigo compreende os resultados da pesquisa realizada por estudantes e pesquisadores da Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ à cerca da Hospitalidade e Turismo na cidade de Belém durante o 9° Fórum Social Mundial ocorrido no mês de janeiro na capital paraense. O objetivo geral deste estudo foi analisar através da percepção dos visitantes de outros estados do Brasil como de outros países, a qualidade dos serviços turísticos prestados durante o evento assim como o ato de receber o visitante nas mais diferentes formas, como o tratamento recebido ao utilizar serviços públicos, o atendimento dos voluntários e a presteza dos moradores locais em alguns momentos onde o turista necessitou de orientação. A necessidade de investigar tais elementos fundamenta-se em identificar os pontos negativos e os pontos positivos de acordo com a visão do visitante em relação aos serviços turísticos e à hospitalidade belenense, tendo em vista a quantidade crescente de eventos de nível nacional e internacional realizados atualmente na cidade. É inegável a vocação do estado do Pará para o Turismo na maioria dos seus segmentos. Atualmente, o governo estadual e municipal, parecem estar abrindo os olhos para o Turismo, desde 1998, o Pará vem recebendo investimentos no setor, com a construção de novos atrativos, novos equipamentos, revitalização de antigos pontos turísticos do estado e da capital, investimentos esses que contribuem para um incremento e fortalecimento do setor e da economia.Dessa forma Belém precisa estar preparada para receber o visitante, tanto estruturalmente e profissionalmente quanto na hospitalidade e presteza de seus habitantes, pois o Turismo só funciona com toda a cidade consciente de sua importância. Belém, capital do estado do Pará vêm sendo preparada a meses para um dos maiores eventos mundiais com cerca de cento e vinte mil participantes, o 9° Fórum Social Mundial, que foi instalado nas dependências das duas maiores universidades do estado. desse modo é importante verificar o resultado direto da preparação para o evento atraves dos participantes e sua percepção.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada nesta pesquisa consistiu em duas etapas; a primeira com pesquisa de campo através de uma entrevista a partir de questionário semi estruturado, aplicado com cem (100) visitantes sendo cinqüenta brasileiros e cinqüenta estrangeiros, buscando saber qual a opinião deles sobre o s serviços turísticos e hospitalidade local dentro do território do evento e também suas recomendações em busca de eventuais transformações nesse aspecto. A segunda etapa foi feita através do método de observação participante, onde visitamos os diversos serviços dentro da área do evento, incluindo alimentação, transportes públicos e turísticos e os serviços oferecidos por agências instaladas no território do Fórum. Os resultados da pesquisa culminou na discussão de ideais para a melhoria do preparo de recursos humanos envolvidos no turismo bem como a mudança na visão dos gestores em relação à cadeia produtiva do turismo na cidade.
RESULTADOS:
Através da metodologia adotada foi verificado que a maioria dos entrevistados participantes do evento optou por um meio de hospedagem mais econômico, como casas alugadas e hospedagem familiar, isso pode ser um reflexo do público participante do evento que em sua maioria é constituída de estudantes de baixo poder aquisitivo, porém pode ser também uma conseqüência dos altos preços cobrados na rede hoteleira da cidade, caracterizando uma falta de regulação do setor, porém os participantes estrangeiros em sua grande maioria escolheram os acampamentos da juventude por motivos diversos. De acordo com o resultado da entrevista foi percebida a opinião dos participantes em relação a aspectos como infra-estrutura turística e urbana, onde 46% dos entrevistados afirmaram ser ruim e 46% disseram ser boa (Gráfico 1). Os Transportes públicos utilizados nas redondezas do evento onde 50% acharam bom (estruturalmente) e 50% regular (Gráfico 2), outro ponto estudado está relacionado aos serviços turísticos sob a ótica da hospitalidade, verificando-se que 50% dos entrevistados consideraram bom e 20% ruim e o restante regular. É inegável e unânime entre os entrevistados a hospitalidade e tratamento de qualidade recebido durante o Fórum, seja por quem estava trabalhando nas dependências do evento, ou pelo povo belenense que é conhecido pelo seu comportamento hospitaleiro e prestativo. Assim sendo 80% dos entrevistados consideraram ótimo o trabalho dos voluntários e demais envolvidos. Sob a avaliação ainda incipiente do tema estudado, é possível afirmar que Belém começa a entrar na rota de turistas do mundo inteiro, no entanto, ainda precisa adequar-se no sentido de melhor preparar sua infra-estrutura urbana e população para que a estada do turista na cidade seja cada vez mais proveitosa para ambos os lados.
CONCLUSÃO:
Apesar de o Estado do Pará e principalmente Belém exibirem um cenário favorável ao Turismo, politicamente e socialmente falando, ainda é necessário buscar inúmeras melhorias, pois, ainda sofremos com a baixa oferta de leitos em hotéis, profissionais competentes para atuar na área e a fomentação de novos produtos para atrair turistas na baixa estação. O Turismo de eventos vêm sendo trabalhado e operacionalizado gerando frutos importantes para a economia e sociedade, porém sem estruturar a oferta de serviços com qualidade. É necessário trabalhar a cidade para o turismo. Através da análise dos dados colhidos pode-se sugerir maiores investimentos em treinamentos e profissionalização de recursos humanos por meio de programas interinstitucionais e também a ampliação de obras com caráter voltado ao turismo.
Palavras-chave: Turismo, Hospitalidade, Eventos.