61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA
Roseane Costa Souza 1
Rosa Oliveira Marins Azevedo 1
1. Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM
INTRODUÇÃO:

A sociologia no Ensino Médio visa contribuir para investigar, descrever, classificar, interpretar, explicar os fatos relacionados à vida social, permitindo ao estudante instrumentalizar-se  para decodificar a complexidade social. Partindo do pressuposto que o desenvolvimento dessas habilidades, necessariamente deveria ampliar as possibilidades de leitura e escrita dos estudantes, procurou-se compreender as contribuições da Sociologia para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, procurou-se discutir a relevância da Sociologia para a formação dos alunos, buscando uma interface com a leitura e a escrita em uma perspectiva interdisciplinar.

METODOLOGIA:

Para a efetivação da pesquisa com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus, realizou-se uma pesquisa de campo para conhecer a prática adotada pelo professor para trabalhar a disciplina de Sociologia, procurando-se identificar se essa prática contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes. Utilizou-se a abordagem qualitativa, uma vez que ela tem como primordial a descrição das características do fenômeno pesquisado. As técnicas para a coleta de dados foram a observação do contexto da sala de aula, entrevista com o professor e aplicação de questionário aos vinte e três alunos da turma.

 

RESULTADOS:

Percebeu-se que o professor utiliza em suas aulas textos extraídos de livros, jornais, revistas, cartazes que exigem a leitura atenta dos alunos e o registro de suas interpretações. Por isso, o professor acredita que a disciplina de Sociologia contribui essencialmente para o desenvolvimento da leitura e da escrita, sem as quais as barreiras para a  reflexão sobre as questões sociais, políticas, históricas, econômicas e culturais seriam praticamente intransponíveis em um contexto escolar. Por sua vez,os estudantes afirmam que precisam ler e escrever muito nas aulas de Sociologia, além disso dizem que os textos são interessantes e ajudam a interpretar e refletir sobre o contexto de suas vidas.

CONCLUSÃO:

Considerando o contexto escolar pesquisado, pode-se concluir que a disciplina de Sociologia, por oportunizar ao estudante compreender-se  enquanto ser social que participa e transforma a si e ao outro ao seu redor, possibilita a ampliação da leitura e da escrita, contribuindo para a formação crítica e autônoma dos estudantes do Ensino Médio. Portanto, firmando-se como componente curricular importante para a formação dos jovens, podendo favorecer a uma atuação individual e coletiva mais consciente na sociedade.

Palavras-chave: Sociologia, Leitura e escrita, Ensino Médio.