61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
SIMULÍDEOS NOS RIOS WAUPÉS E TIQUIÉ NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, AMAZONAS, BRASIL, DADOS PRELIMINARES
Ana Francisca Tibúrcia Amorim Ferreira e Ferreira 1, 2
Victor Py-Daniel 2
Felipe Arley Costa Pessoa 3
1. UFAM
2. INPA
3. FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
Os Insetos da família Simuliidae, conhecidos popularmente como piuns ou borrachudos, têm ampla distribuição mundial, exceto na região Antártida, desertos e em ilhas desprovidas de córregos, pois seus imaturos vivem confinados às águas correntes. As fêmeas são hematófagas, sendo vetores de vários agentes etiológicos. Na região amazônica, são vetores de mansonelose e oncocercose (doenças causadas por vermes filarióides), protozoários, fungos e helmintos. Devido sua importância médica, são relativamente bem estudados, seja tanto quanto a aspectos taxonômicos e ecológicos, quanto a aspectos epidemiológicos. As comunidades dos rios Waupés e Tiquié, afluentes do rio Solimões, estão em área de ocorrência de filarioses, e em virtude disso está sendo realizado um levantamento da simulidofauna no sentido de auxiliar nas atividades de controle.
METODOLOGIA:
Larvas e pupas de simulídeos foram coletadas nos criadouros manualmente em folhas, vegetação marginal, galhos, troncos, seixos e rochas presentes no rio no período de abril a dezembro de 2007. O material coletado em campo foi acondicionado em álcool 70% para conservação e transporte ao laboratório. A triagem do material foi realizada no Laboratório de Etnoepidemiologia (LETEP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Com o auxílio de uma bandeja branca, pinças flexíveis e estiletes. Posteriormente houve a identificação das espécies no Laboratório de Biodiversidade em Saúde na FIOCRUZ AM. Larvas e pupas foram identificadas com o auxílio de chaves de Coscarón & Coscarón-Arias (2007); Py-Daniel (1983); Shelley et. al. (1997) em microscópio estereoscópico.
RESULTADOS:

Até o momento, foram identificadas 5 espécies no Rio Tiquié, sendo elas: Thyrsopelma nunesdemelloi (Hamada, Pepinelli & Hernandez, 2006); Ectemnaspis maroniense (Floch & Abonnenc,1946); Coscaroniellum goeldii (Cerqueira & Nunes de Mello, 1967); C. quadrifidum, e uma espécie de Cerqueirellum ainda não identificada.

CONCLUSÃO:
As espécies identificadas, com exceção de T. nunesdemelloi, possuem ampla distribuição na bacia amazônica e constituem parte da fauna encontrada na Amazônia central brasileira. A presença de espécies de Cerqueirellum picando na região é indicativa de onde estão taxonomicamente localizadas as espécies transmissoras.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Simulídeos, fauna, Taxonomia.