61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DAS SEMENTES DE URUCUM - BIXA ORELLANA L. COMO EVIDENCIADOR DE PLACA DENTAL BACTERIANA EM HAMSTER
Ivete de Araújo Roland 1
Talita Ariane Freire Viana 1
Sâmia Andressa Moreira 1
Nicia Marques de Almeida Oliveira 1
Hellen Emília Menezes Souza 1
Maria Margarida de Souza Athayde 1
1. Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
INTRODUÇÃO:
As placas dentais microbianas podem ser descritas como agregados de bactérias que se ligam tenazmente ao dente e a outras superfícies orais. São compostas principalmente por células microbianas, com cutícula ou película interposta entre essa massa e a superfície do dente, GENCO (1996). Evidenciadores são substâncias que coram a placa dental bacteriana, a qual deve ser totalmente eliminada pela escovação. São utilizados por profissionais durante o ensino e pelos próprios pacientes que estão sendo esclarecidos no sentido de usá-los durante sua higiene bucal diária. Existem os mais variados tipos de evidenciadores: em forma de solução, gel, pasta, tabletes e pastilhas (ARNIM, 1953). Dentre as soluções, encontramos a fucsina em solução alcoólica a 2% (DUARTE et al., 1990). Estudos recentes demonstraram que o extrato do açaí possui um composto evidenciador de placa bacteriana (EMBRAPA/UFPA, 2004). O urucum - Bixa orellana L. planta utilizada na culinária amazonense possui inflores-cências em panículas terminais, com flores de coloração avermelhada, coberta de espi-nhos, com sementes recobertas por pigmentos vermelhos (EMBRAPA-SPI, 1994). Por ser uma planta corante, necessita ser investigada quanto a uma possível ação eviden-ciadora de placa dental bacteriana.
METODOLOGIA:
Tratou-se de um estudo experimental, realizado no laboratório de Bioquí-mica da ESA-UEA. Hamsters machos, jovens, pesando entre 150 e 160g foram obtidos do Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, enquanto a planta Bixa orellana L. obteve-se da EMBRAPA-AM. Para a indução de formação da placa dental bacteriana, os animais foram separados em três grupos (cada grupo com 1 animal experimental e 1 controle). Inicialmente os hamsters receberam uma dieta rica em carboidratos, para a formação da placa bacteriana nos dentes, durante um período de 24 horas (Grupo 1), 3 dias (Grupo 2) e 7 dias (Grupo 3). Após 24 horas fazendo uso da dieta rica em carboi-dratos, os animais do grupo 1 foram anestesiados com éter etílico e, em seguida, apli-cou-se com o auxílio de um cotonete de algodão, o extrato das sementes da planta Bixa orellana L. (2g/10 mL), na superfície dos dentes do animal experimental, durante 30 segundos. Quanto ao grupo controle, este recebeu uma aplicação na superfície de seus dentes, do corante de placa dental bacteriana a base de fucsina básica (2%), com o auxílio também de um cotonete. Os grupos 2 e 3 sofreram o mesmo procedimento. Os animais foram fotografados antes e após o procedimento experimental para visualização da ação dos corantes.
RESULTADOS:
As imagens mostram aderência nos dentes dos animais do grupo 1 (controle e experimental), após 24 horas da ingestão de dieta rica em carboidratos, tanto do evidenciador de placas do extrato aquoso das sementes de urucum – Bixa orellana L., a 2g/10 ml, quanto da fucsina a 2%. Provavelmente em virtude dos dentes terem mais placas bacterianas. Porém, o corante fucsina (grupo controle), em virtude de sua cor muito forte e chocante teve maior realce, concordando com GENCO (1996). No 7o dia, não observamos diferença na aderência dos corantes nos dentes dos animais, em relação ao experimento no 3o dia de dieta, tanto com o extrato aquoso das sementes de urucum a 2g/10mL, quanto com a fucsina a 2%. Isto provavelmente se deve a um não aumento na proliferação da placa bacteriana nos dentes dos hamsters.
CONCLUSÃO:
Deste trabalho pode-se concluir que uma dieta rica em carboidratos, administrada em hamster durante 3 dias, induz a formação de placas bacterianas; que o extrato aquoso das sementes de urucum-Bixa orellana L. a 2g/10mL, poderá ser utilizado como evidenciador dessas placas e que o corante do extrato das sementes de urucum-Bixa orellana L. tem menor realce que o corante fucsina sobre a placa bacteriana nos dentes.
Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUIDA DO ESTADO DO AMAZONAS (fapeam)
Palavras-chave: Placa dental bacteriana, Urucum-Bixa orellana L, Evidenciador de placa dental..