61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
O FOLCLORE REGIONAL EM ARTHUR ENGRÁCIO
José de Oliveira Farias 1
Marcos Frederico Krüger Aleixo 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:
O folclore tem como objetivo de estudo os costumes tradicionais, sistemas populares de crenças e superstições presentes no povo. Tais costumes são preservados pela tradição popular para não perder a própria identidade. Qualquer que seja o tipo de mundo social onde exista, o folclore é linguagem que o uso torna coletiva. A aceitação coletiva desencadeia um processo de transformação conforme o passar do tempo, principalmente quando o fato folclórico é transmitido oralmente, forma mais comum de transmissão. Dessa forma o saber popular é transmitido. O folclore regional encontra-se também na literatura, ainda que não de forma explicita. Vários foram os escritores que fizeram registros do folclore amazônico e Arthur Engrácio destaca-se entre os autores que trabalham a temática, contribuindo assim para a continuidade dos conhecimentos amazônicos. Engrácio utiliza características do folclore regional e o estilo típico de vida da região em sua produção e os transmite em sua literatura com uma linguagem característica dos habitantes da região amazônica, como se nota em “Restiga” , livro central deste estudo.
METODOLOGIA:
A partir de leituras teóricas nos campos do folclore e de obras de autores destas áreas tais como: O que é folclore, de BRANDÃO, Rodrigues (2004); A Expressão Amazonense: do colonialismo ao neocolonialismo, de SOUZA, Márcio (1977); Restinga, de ENGRÁCIO, Arthur (1976), entre outras, se realizou um estudo dividido em duas etapas: a primeira como entendimento das relações entre o Folclore e a Literatura (histórico); a segunda etapa se deu com a análise das obras literárias lidas para fazer contraponto ao livro central deste estudo: “Restinga”, de Arthur Engrácio, para depois dar início à construção de um artigo científico.
RESULTADOS:
A cultura amazônica apresenta aspectos regionais bem marcantes. Embora a população local tenha sido influenciada pela cultura ocidental, ainda reflete de forma significativa o legado da cultura regional, rica em lendas e crenças advindas das populações tradicionais da Amazônia, que se refletem no folclore. A música, a dança, a literatura, e outras formas de expressão artística apresentam-se com um estilo peculiar, que adapta as heranças culturais às tendências da arte contemporânea universal. O folclore é uma das mais expressivas manifestações culturais do país. A magia amazônica e as raízes culturais do caboclo são expressas por meio de histórias como a do boto cor-de-rosa, da cobra-grande, dentre outras. Arthur Engrácio utiliza-se não só desse imaginário amazônico como também de estilos típicos de vida da região, muitas vezes perversos e cruéis, para enriquecer e desenvolver sua criação literária. Nas últimas décadas a Amazônia mudou completamente. As ciências sociais contemporâneas desenvolveram uma acepção descritiva e objetiva a respeito da cultura, considerando-a como o conjunto de traços característicos do modo de vida de uma sociedade ou de uma comunidade. Porém, o folclore continua presente na cultura do povo amazônico e é transmitido através de gerações.
CONCLUSÃO:
Escritor, contista, crítico literário, romancista e jornalista, Arthur Engrácio foi um dos precursores da prosa de ficção na moderna literatura amazonense e consolidou-se como ficcionista identificado com os elementos da realidade regional. Deteve-se no conto, por ser essa a forma que talvez melhor se adaptou à sua necessidade de comunicar a movimentação humana na Amazônia, de onde colhe material para suas ficção. Seu universo literário desdobra-se em duas vertentes: a regionalista e a mítica. À parte, há influências de escritores universais, como se observa no conto “Sob as águas barrentas corre o peixe estúrdio”, cujo enredo intertextualiza (recria) o romance O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway. A Amazônia ganha papel importante na escrita original de Engrácio. Seus trabalhos, neste gênero, caracterizam-se sempre por uma forte dramaticidade, por vezes brutal ou simplesmente chocante, o que talvez resulte de uma influência que terá suas raízes mais profundas na formação psicológica do autor, cuja infância decorreu justamente no meio hostil em que se desenrolam as suas narrativas e em que vivem seus personagens. Em seu livro “Restinga”, expressa qualificações intelectuais de contista e explora com destreza o universo amazônico com seu rico folclore.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM
Palavras-chave: Folclore, Cultura Amazônica, Literatura.