61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
 O USO DA COMPOSTAGEM NO CULTIVO DE OLEAGINOSAS. 
THAYLAM PINHEIRO ARAÚJO 1
DAVINA CAMELO CHAVES 1
IVALDO JOSÉ DA SILVA 1
MARIA JOSÉ MORENO CORREIA 1
ELYS NAYANNE VIERA MATOS 1
1. Química e Ciêcias Agrarias - Instituto Federal do Maranhão/Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:

A crescente preocupação com os problemas de poluição do meio ambiente, associada à escassez de recursos naturais tem levado o homem a pensar mais sobre a reciclagem do lixo, dentre eles, a compostagem, ou seja, a arte de fazer compostos orgânicos, a partir do lixo, pois embora ainda seja uma prática remota, surge como um extravasamento do modo de pensar do homem atual (LIMA, 2004).

          O tratamento do lixo consiste da separação da FRAÇÃO ORGÂNICA dos materiais inertes recicláveis, e, em seguida, tratada por meio da compostagem, pois tem a capacidade de reduzir quase 50% o volume e a massa dos resíduos, além de gerar um produto estável benéfico à agricultura (FIALHO, 2007).

          Portanto, a compostagem tem como fonte de matéria-prima os resíduos orgânicos que dispostos inadequadamente ocasionam danos ao solo, alterando suas características físicas, químicas e biológicas, proporcionando ainda a proliferação de vetores patogênicos e a produção e emissão de gases responsável pelo efeito estufa, como o metano (CH4). Diante do exposto, os discentes do curso Técnico em Biocombustíveis do IFMA/Campus Zé Doca, diagnosticaram a necessidade da reciclagem do lixo orgânico produzido no município através da prática da compostagem objetivando minimizar impactos sócio-ambientais.
METODOLOGIA:

Iniciou-se o processo comparativo com a escavação de duas valas de 1m2 x 0,60m cada, denominados Experimento I e II. Em seguida, as valas foram impermeadas para a retenção do chorume. O material foi coletado no mercado, nas feiras e nos currais e, depois se efetuo a trituração, a pesagem e a distribuição de forma diferenciada nas valas.

Os processos foram dispostos através das técnicas em camada e misturas, onde a primeira consiste na disposição da alternância do material e a segunda o processo empregado foi à mistura dos resíduos, a seguir em seguida, foi depositado nas valas. A vala I foi coberta com uma lona e a vala II não foi coberta. Após a realização desta etapa praticaram-se a irrigação e aeração diariamente, métodos recomendados como preceitos básicos para um bom desenvolvimento do processo.

Mensalmente alguns testes, como pH, temperatura e umidade foram realizados. Para a validação técnica do composto, as sementes foram dispostas em 12 garrafas pet, na qual 08 (oito) era gergelim e 04 (quatro) de pinhão manso dividido em 03 (três) grupos A, B e C, cada. No plantio do grupo A foi utilizado o composto produzido, no grupo B adicionou-se NPK e no grupo C esterco. As etapas de reprodução foram acompanhadas, medindo o fuste utilizando o recurso com máquina fotográfica.

RESULTADOS:

Nos ensaios I e II constataram-se diferenças nas características físicas e químicas como: Cor, umidade, odor, tempo de decomposição, temperatura e pH. No ensaio I, observou-se no início uma variedade de cores. Ao fim do terceiro mês, o composto apresentou excesso de umidade, aspecto pastoso, decomposição lenta, forte odor, baixa temperatura e pH 8,0 (alcalino). O produto final não se apresentou homogêneo devido à ausência de ar, fator essencial para a oxidação e decomposição da matéria.

No ensaio II, a cor inicial apresentou várias tonalidades. Após uma semana observou-se mudanças, como: decomposição rápida, pouco odor e umidade estável. No fim do terceiro mês se apresentou homogêneo, com características físicas similares a terra humificada, temperatura ambiente e pH 5,0 (ácido), de acordo com a literatura. Para validar o composto, foi necessária a reprodução das sementes. A cultura seleta foi o gergelim e o pinhão manso, onde a germinação deveria ocorrer em seis dias. O plantio da cultura foi idealizado para observar a germinação, utilizando o composto II, o N.P.K. e o esterco, em três grupos A, B e C, respectivamente. Portanto, o grupo A com o composto apresentou maior eficácia, o grupo B com o esterco apresentou uma eficácia razoável e o grupo C com N.P.K. não se desenvolveram.

CONCLUSÃO:

A proposta inicial deste trabalho foi diagnosticar a situação atual da reciclagem da matéria orgânica utilizada na região e levantar questões importantes sobre a preservação do meio ambiente, a fomentação do produto formado para agricultores locais e a disseminação prática/teórica que estar em acordo com as normas de legislação do projeto de curso da Instituição na área dos Biocombustíveis.

A realização do processo de compostagem resultou na obtenção de 02 (dois) compostos I e II. A metodologia utilizada para o composto I, não permitiu a técnica de aeração e irrigação, enquanto o composto II foi irrigado e arejado. Logo, os produtos obtidos apresentaram aspectos físicos e químicos diferenciados.

Portanto, o composto II apresentou característica em acordo com os dados da literatura e, para avaliar o seu potencial como fertilizante, em relação ao N.P.K e ao esterco bovino, o composto foi submetido a reprodução de mudas, para verificar a germinação das culturas de gergelim e pinhão manso, resultando numa melhor qualidade e menor tempo de germinação em relação aos demais fertilizantes citados.

Instituição de Fomento: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO / CAMPUS ZÉ DOCA
Palavras-chave: Compostagem, Educação Ambiental, Oleaginosas.