61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
INVESTIMENTO PARENTAL E CUIDADOS PARENTAIS: ASPECTOS BIOLÓGICOS, ECOLÓGICOS E CULTURAIS
Viviane Vieira 1
Lílian Costa Silveira 1
Mauro Luis Vieira 1
Alessandra Bonassoli Prado 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
2. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INTRODUÇÃO:

Uma teoria que integre a biologia e a cultura é a que mais se aproxima de explicar satisfatoriamente os fenômenos da universalidade e da diversidade no desenvolvimento humano. Na compreensão da perspectiva evolucionista, a função central do cuidado parental e da família humana é promover um contexto favorável para a melhor elaboração de competências sociais complexas. Uma teoria que se propõe a explicar os eventos da vida relacionados com a estratégia de reprodução, crescimento e mortalidade é a História de Vida Essa teoria enfatiza as negociações envolvendo custos e benefícios de esforços somáticos (cuidados corporais) e reprodutivos, em que o tempo, o esforço e a energia utilizados em uma atividade diminuem a probabilidade de se investir em outra. O objetivo desse trabalho foi verificar as relações entre condições de vida das participantes, ambientes estressantes na infância, investimento parental e estratégias reprodutivas, além de comparar resultados entre três contextos catarinenses.

METODOLOGIA:

Nessa pesquisa foram analisados três contextos diferentes no estado de Santa Catarina. O contexto Capital, nível de desenvolvimento alto; o Interior-leste, com níveis de urbanização em desenvolvimento; e Interior-oeste, com nível de urbanização baixo. Os núcleos reprodutivos investigados foram: menarca, idade na primeira relação sexual, número de parceiros, número de filhos e idade no nascimento do primeiro filho.Além disso, uma escala com seis itens sobre qualidade do ambiente familiar na infância foram unidas gerando a variável estresse vivenciado na infância Participaram da pesquisa 150 mães, que responderam um instrumento aplicado individualmente, com duração aproximada de uma hora e meia. As análises realizadas foram ANOVA (análise de variância) para comparar entre os contexto; e correlação com o teste t de Pearson para a verificação dos resultados dentro de cada contexto.

RESULTADOS:

Os resultados mostram uma diferença estatisticamente significativa entre os contextos no que se refere a estratégia reprodutiva adotada e dados sócio-demográficos. Foi possível constatar também uma correlação positiva entre os núcleos reprodutivos dentro de cada contexto, além de relação com a renda e escolaridade. Somente no contexto Interior-oeste as correlações envolveram mais de dois itens dos núcleos reprodutivos, indicando forte relação de estratégia sexual quantitativa com ambiente estressante na infância e recursos escassos.O estudo mostrou que estratégia reprodutiva está correlacionada com fatores sócio-demográficos, assim como com estresse vivenciado na infância.

CONCLUSÃO:

A partir desses resultados, fica evidente a importância do cuidado parental na infância, pois é nesse período que o indivíduo tem a oportunidade de acurar o potencial reprodutivo, identificando qual a estratégia mais vantajosa para seu contexto. Além disso, nessa fase o indivíduo torna-se mais capaz de perceber e interpretar corretamente os sinais ambientais. Isso confirma que o cuidado parental reflete na vida adulta do indivíduo, inclusive no modo como este exercerá sua parentalidade.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Teoria da História de Vida, Núcleos Reprodutivos, Psicologia Evolucionista.