61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
COMPARAÇÃO ENTRE MANAUS E INTERIOR DO AMAZONAS QUANTO A DISTRIBUIÇÃO DE SEDENTARISMO E OBESIDADE EM CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERTENSÃO E DIABETES
Mariana Machado dos Santos 1
Maria Jacirema Ferreira Gonçalves 2
1. UFAM/ UFPA /Instituto Leônidas e Maria Deane-Fiocruz
2. Escola de Enfermagem de Manaus-UFAM
INTRODUÇÃO:
A Hipertensão tem sido considerada problema de saúde pública e vários estudos têm apontado a sua freqüente associação com diabetes mellitus. Para lidar com o problema, o Ministério da Saúde estabeleceu o Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA), que funciona em conjunto para as duas doenças, ao nível da atenção básica, para diagnosticar, cadastrar, tratar e acompanhar os doentes. No sistema de cadastramento são considerados os aspectos epidemiológicos dos doentes, que podem ocorrer simultânea ou separadamente, os quais constituem fonte de dados para esta pesquisa. Essas doenças têm forte influência de distúrbios metabólicos, algumas vezes potencializados por aspectos comportamentais os quais podem ser controlados, como o sobrepeso e o sedentarismo. Além disso, sabe-se que a influência da hiperinsulinemia em outros hormônios como a leptina e a Angiotensina II pode ser um dos motivos da conjugação de diabetes mellitus, obesidade e hipertensão, sendo estes agravados pelo sedentarismo. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar a distribuição dos casos de hipertensão e diabetes mellitus no estado do Amazonas (2007-2008), de acordo com sexo e faixa etária sobrepeso e sedentarismo, e investigar possível associação entre esses fatores e as referidas doenças.
METODOLOGIA:
Os dados do Amazonas foram coletados a partir sistema HIPERDIA do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) para os anos 2007 e 2008, utilizando-se dados de freqüência e distribuição conforme sexo, faixa etária, sedentarismo e sobrepeso, para hipertensão e diabetes melittus. Analisou-se a distribuição de freqüência e percentual das doenças, e suas estratificações com as variáveis em estudo, separando Manaus, Interior do Amazonas, e todo o Estado. Utilizou-se o teste z para diferença de proporções, e as associações foram testadas por meio do teste qui-quadrado de Pearson, com a respectiva análise de resíduo padronizado, para identificar a categoria exata de associação. Considerou-se o nível de significância de 5%, e resíduos padronizados que obtiveram valor positivo igual ou superior a 1,96. Os dados foram organizados no programa Excel, e a análise estatística realizada no programa Stata 9.0.
RESULTADOS:
Tanto para hipertensão quanto diabetes, a maior proporção de sobrepeso está em Manaus, comparada ao Interior do Estado (p<0,01). Somente para diabetes o sedentarismo é maior no interior (p<0,01). A comparação entre sexos mostra que tanto na Capital quanto Interior, as mulheres apresentam maior proporção de obesidade (Hipertensão e diabetes), e em relação ao sedentarismo não há diferença significativa entre os sexos (Hipertensão). A coexistência de sedentarismo e obesidade é maior em mulheres (p<0,01), não importa se Capital ou Interior. Em geral, o sobrepeso é mais prevalente na faixa etária de 45 a 60 anos, com aumento a partir de 35 anos, porém as mulheres atingem o pico na faixa de 50 a 54 anos e os homens entre 55 a 59 anos, sendo o segundo pico maior que o primeiro. A análise estratificada da hipertensão mostra que para os homens começa a aumentar o percentual de sedentarismo aos 25 anos e diminui aos 60, mas têm um aumento ao longo dos 75 anos, mostrando que voltam a ser sedentários, talvez pela própria evolução da doença. Na faixa de 55 a 59 anos o homens apresentam menor percentual de sobrepeso e sedentarismo, mas aumenta na faixa de 60 a 64 anos. Ambos os fatos não são observado entre as mulheres.
CONCLUSÃO:
Os resultados acima apontam que, comparando com a capital, entre os hipertensos, no interior do Amazonas há menor proporção de mulheres sedentárias, porém apresentam maior percentual de sobrepeso, quando comparadas aos homens. Em Manaus o predomínio é de mulheres hipertensas, sedentárias e obesas, e a pequena proporção não sedentária apresenta sobrepeso, já para os homens foi baixa a proporção de sedentarismo e sobrepeso. Para diabetes em Manaus, essas características são semelhantes para mulheres, e quanto aos homens há maior proporção de sedentarismo sem sobrepeso. No interior não há associação significante. Identificou-se que as doenças estão afetando os adultos jovens, para os quais se devem direcionar as atividades preventivas o mais precoce possível. De modo geral, em ambas as doenças, a obesidade ocorre com maior proporção em mulheres residentes em Manaus. Sabendo que a atividade física é fator de proteção de muitas morbidades e agravos, principalmente hipertensão, diabetes e sobrepeso, políticas de encorajamento e orientação deveriam ser propostas almejando não só uma prevenção destes, mas uma melhoria na qualidade de vida dos participantes do HIPERDIA.
Palavras-chave: Diabetes Melittus, Hipertensão, Fatores associados.