61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ENSINAR A GOSTAR DE LER COM POESIAS
Maria Luiza Silva Saraiva de Morais 1
1. Escola Municipal Vila Santa Luzia
INTRODUÇÃO:

Sempre que pensamos em leitura, nos questionamos porque as crianças e os jovens não se descobrem na leitura, que leva a descoberta do mundo em qualquer que seja a dimensão. Numa linguagem singela e informal o texto em relato se preocupa em desenvolver estratégias diluídas em atividades de leitura e escrita que podem levar a criança a se descobrir enquanto cidadã/dão, na possibilidade de reinventar o mundo levando em conta tanto a sua relação social e cultural, como, a relação de intimidade com as letras, com a palavra, com a poesia e com a rima, num recital que entra em sintonia com o prazer, desabrochando a aprendizagem.

 

METODOLOGIA:

Trazer as vivências das crianças para a sala de aula de 1ª 4ª série do Ensino fundamental I e trabalhar com um grupo de até 20 alunos, atividades teórico-prática, dinâmica comentada, discutida, atiçando o pensamento da criança, colocando a importância da participação de todos, considerando o cotidiano do aluno, de forma que o (a) possibilite criar símbolos, palavras, textos, poemas e poesias, no sentido da construção do saber.

 

 

RESULTADOS:
Em minhas experiências aplicadas em sala de aula, em pouco tempo de atividades desenvolvidas já é possivel perceber resultados claros e positivos até mesmo nas crianças tímidas e apáticas às letras.
CONCLUSÃO:
A cada trimestre procuro fazer uma avaliação dos resultados,pontuando onde estão os entraves e procurando rever possibilidades de melhorar cada vez mais dentro do compromisso da proposta.
Instituição de Fomento: Escola Municipal Vila Santa Luzia - Prefeitura do Recife - PE
Palavras-chave: Arte, Letras, Textos.