61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO RETRATADA PELOS ALUNOS DE MANACAPURU, AUTAZES E CAREIRO CASTANHO.
Odilene Rocha Dias 1
Célia Aparecida Bettiol 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa documental sobre as monografias de um grupo de alunos formados pelo convênio UEA/INCRA/PRONERA. O projeto graduou agricultores moradores em áreas de assentamento no curso Normal Superior. As questões da educação do campo foram debatidas no estudo das disciplinas e outras atividades, bem como no estágio profissional desenvolvido em escolas de áreas de assentamento. No estágio os alunos articulam as teorias estudadas com a prática pedagógica através de uma pesquisa desenvolvida nas escolas que lhes permite refletir sobre as concepções de educação que os professores e as escolas trazem implícitos no seu fazer pedagógico. O objetivo da pesquisa é analisar qual a concepção de educação do campo retratada pelos alunos dos municípios de Manacapuru, Autazes e Careiro Castanho a partir da análise de suas monografias. O resultado obtido oportunizará a consolidação de propostas que atendam ao desafio do Amazonas em promover a educação do campo a partir da realidade local e suas necessidades, bem como  a formação de professores nesta perspectiva.

 

 

METODOLOGIA:

A pesquisa realizada foi uma pesquisa documental pela articulação de abordagens qualitativa e quantitativa, cujo objeto de estudo foi as monografias de alunos do PRONERA dos Municípios de Manacapuru, Autazes e Careiro Castanho. Os trabalhos foram agrupados a partir das temáticas abordadas procurando verificar os dados da realidade trazidos por eles e a forma como estes foram analisados. A operacionalização dos trabalhos da pesquisa foi desenvolvida da seguinte forma: Estudo da temática educação do campo; Separação do material por temáticas e organização do plano de leitura ;  Leitura e fichamento do material; Análise do material a partir dos estudos da literatura sobre educação do campo e elaboração do relatório de trabalho.

 

RESULTADOS:

O trabalho apontou importantes resultados. Podemos destacar o grande interesse dos alunos pelas questões da prática pedagógica dos professores nestas escolas como forma de analisar o papel desempenhado pelos alunos no processo de ensino aprendizagem e a forma como é organizado o fazer pedagógico das escolas no sentido de promover a discussão sobre as questões do campo. Nesse sentido, é importante ressaltar que um dos princípios da educação do campo é a participação ampla da comunidade e o envolvimento pleno dos alunos fomentados através de práticas pedagógicas participativas e colaborativas. O referencial teórico adotado está plenamente vinculado às questões da educação do campo. Todos os trabalhos apresentam como fundamentação teórica do trabalho autores que discutem a educação do Campo, sendo os mais citados Caldart, Molina, Arroyo, as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo. Os alunos abordam as dificuldades encontradas nas escolas no tocante à escassez de material didático; ao acúmulo de tarefas sobre o professor, às condições físicas das escolas, aos livros didáticos totalmente desvinculados da realidade do campo e a falta de formação desses professores na perspectiva da educação do campo.

 

CONCLUSÃO:

A realidade educacional do campo no Estado do Amazonas não pode ser pensada a partir dos mesmos critérios que se concebe a educação para os grupos urbanos. Faz-se necessário, e com urgência, pensar e construir uma proposta de educação que viabilize e permita aos povos do campo educarem seus filhos dentro da sua realidade. O trabalho nos aponta a necessidade de uma formação para esses professores que vise não apenas um aporte teórico próprio, mas também que contemple o saber fazer, ou seja, práticas pedagógicas adequadas à realidade do campo, ao trabalho como princípio educativo e à prática da pesquisa como forma de envolver a comunidade no trabalho produzido.

 

 

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas.
Palavras-chave: concepção de educação do campo, formação de professores, monografias..