61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 4. Economia Industrial
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO COMERCIAL DA REGIÃO NORDESTE: O CASO DO RIO GRANDE DO NORTE, CEARÁ E PERNAMBUCO.
LEILANY LOPES DA SILVA 1
MARIA LUSSIEU DA SILVA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE / UFRN
INTRODUÇÃO:

Na última década do século XX, a abertura econômica adotada no país, expressa sobretudo na abertura financeira e comercial, conduziu as empresas industriais brasileiras a uma concorrência internacional intensificada; no entanto, esse processo se deu em bases fragilizadas em razão da própria estrutura da pauta de exportações do país. As transformações pós-abertura tiveram reflexos na Região Nordeste e esse fato impulsionou o crescimento do comércio exterior nordestino. Os dados revelam que nos últimos anos (2004-2007) há um crescimento em torno de 62% do comércio exterior da Região Nordeste. Em relação aos estados nordestinos analisados a tendência de crescimento não se concretizou apenas no Rio Grande do Norte, ao contrário do Ceará e Pernambuco. Os principais produtos exportados de cada estado revelam atividades que podem ser consideradas como um novo caminho de sustentação do seu comércio exterior. O trabalho objetiva analisar o processo de inserção comercial da região Nordeste nos últimos anos e a direção desse comércio. Essa avaliação é importante porque as diversas formas assumidas pelo processo de internacionalização da produção permitem que as empresas mantenham a busca constante pela valorização do capital, que se expressa nas receitas cambiais que são geradas.

METODOLOGIA:

A metodologia consta de: a) Construção do referencial teórico acerca do processo de internacionalização da produção, b) Construção do enfoque analítico com vistas a compreender elementos importantes da economia brasileira e região Nordeste e sua inserção no cenário internacional; c) Levantamento e sistematização de dados de comércio em fontes secundárias, a partir de SILVA (2004; 2005; 2006; 2007;), divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) /Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), referentes ao Brasil, Região Nordeste e os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco; d) Apresentação dos resultados a partir da análise dos dados sistematizados.

RESULTADOS:
Os dados de comércio apontam para uma estrutura comercial predominantemente diferenciada entre os estados que compõem a análise. Em se tratando de direcionamento dos produtos exportados pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, constatou-se que os três estados apresentam relações comerciais, sobretudo com países desenvolvidos. A evidência das vantagens competitivas de cada um dos estados selecionados reafirma o tipo de especialização e de inserção comercial que os mesmos estão construindo ao longo do tempo. Nesse contexto, a região Nordeste beneficiou-se com o processo de recolocação industrial, uma vez que, a abertura comercial expôs o setor produtivo à concorrência externa. Para concorrer com os produtos estrangeiros seria necessário adequar-se à nova ordem produtiva por meio de melhoramentos tecnológicos, além de intensificar o uso de fatores intensivos em mão-de-obra e recursos naturais permitindo redução de custos e aumento da competitividade. A análise revela a necessidade de incentivos à inserção comercial das empresas nordestinas no mercado externo. Exportações reduzem a vulnerabilidade externa do país e ajudam a gerar empregos.
CONCLUSÃO:
A intensificação das relações comerciais da região Nordeste com o mundo perpassa por fatores que incluem desde incentivos aos produtos que garantem uma sustentabilidade dos estados no mercado internacional bem como o fortalecimento de nichos de mercados já conquistados e/ou busca por novos espaços que permitam uma diversificação do seu comércio exterior. Acredita-se que a inserção comercial promove o desenvolvimento para a região na medida em que amplia o número de atividades econômicas geradoras de renda, aumenta a quantidade de empregos e investimentos na infra-estrutura, modernização tecnológica e capacitação de mão-de-obra. Em suma, a consolidação da participação de estados da região Nordeste no mercado internacional, como Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, bem como a conquista de novos espaços no cenário externo, perpassa pelo desenho de políticas capazes de permitir uma maior organização da comercialização dos produtos; que gerem maiores investimentos na infra-estrutura das rodovias e portos; melhoria nos transportes que conduzem os produtos exportados; além de pesquisas para melhoramento e inserção de técnicas que gerem aumento na produção e qualidade dos produtos.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave: Internacionalização da Produção, Exportações, Região Nordeste.