61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO ÀS IDOSAS FREQUENTADORAS DO PROJETO TECENDO CIDADANIA PASSO A PASSO RUMO À ULBRATI DE JI-PARANÁ/RO
Leila Solcia Correia 1
Edivânia Simone Alves da Silva 1
Dulce Teresinha Heineck 1
Ivânia Prosenewicz 1
José Carlos Pereira dos Santos 1
José Martins dos Santos 1
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA
INTRODUÇÃO:

Hoje, no Brasil, encontra-se uma população significativa de idosos, o que vem trazendo conseqüências tanto na economia, no mercado de trabalho e na disponibilidade de recursos públicos e familiares. Neste sentido, devem-se levar em consideração os múltiplos fatores que interferem na cotidianidade da vida dessas pessoas com mais de sessenta anos. Fatores esses que dificultam a agilidade no trabalho, o idoso se sente mais cansado e ocorrem doenças com mais frequência, devido à idade, dentre outros problemas, ou seja, já não se pode considerar a pessoa na sua totalidade. Com isso torna-se a existência dos centros de convivência de terceira idade de suma importância e mais quando é projeto de extensão de universidades, que podem, como no caso da ULBRATI, associar ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância das ações desenvolvidas pelo Serviço Social no Projeto de Extensão “Tecendo cidadania passo a passo rumo a ULBRATI” de Ji-Paraná/RO.

METODOLOGIA:

Utilizou-se como método de procedimento o estudo de caso, pois de acordo com Yin (1981) o estudo de caso é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto real. Também se utilizou como técnica de coleta de dados a observação e a entrevista semi-estruturada. Gil (1999) destaca a importância da entrevista como uma técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. Assim, foram entrevistados 15 idosas participantes do Grupo de Convivência ULBRATI no ano 2008. O método de análise foi o dialético, pois proporciona maior clareza ao averiguar como se expressa a questão do idoso na sociedade. A dialética fornece bases para a interpretação dinâmica da realidade dos idosos participantes. A dialética estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, abstraídos de suas influência política, econômica e cultural, por isso foi o método mais adequado para abordar essa temática.

 

RESULTADOS:

O projeto ULBRATI implantado em 1997 é desenvolvido no CEULJI/ULBRA e se constitui em atividades de pesquisa e extensão de caráter permanente e multidisciplinar. O projeto atende, em sua maioria, mulheres que participam de várias atividades.  O curso de Serviço Social do CEULJI trabalha a interação dos idosos, através do diálogo, dinâmicas de grupo e oficinas de debates. Durante essa pesquisa, observaram-se mudanças significativas na vida das idosas participantes. Várias, dentre elas, relataram que, depois de participarem das ações do Serviço Social, sua rotina de vida mudou. “Hoje compartilho alegria, afeto e amor, sou uma pessoa muito mais positiva e menos rancorosa”(entrevistada nº 6).  Outras disseram que estar no grupo fez com que melhorassem sua auto-estima e vínculos de amizade, não só no grupo, mas também na família: “Eu vivia como um morcego, sempre fechada dentro de casa e no escuro, não gostava de conversar com outras pessoas. Depois que comecei a vir aqui, sou outra pessoa” (entrevistada nº 12). No total das 15 entrevistadas, ao questionar como elas avaliam as atividades desenvolvidas pelo Serviço Social, 82% avaliaram como muito importantes para suas vidas, 12% , como importantes  e 6%  não opinaram.

CONCLUSÃO:

O trabalho realizado pelo Serviço Social busca sempre estimular o contato com outras participantes, que passam a trocar experiências e buscarem soluções para seus problemas. Nesse sentido, conforme as entrevistas realizadas pode-se afirmar que as ações desenvolvidas pelo Serviço Social no Projeto de Extensão “Tecendo cidadania passo a passo rumo a ULBRATI” de Ji-Paraná/RO, são de suma importância, pois está promovendo às idosas o fortalecimento de seus laços afetivos, melhoria no auto-cuidado e, conseqüentemente, melhor qualidade de vida. Constata-se que grupos de convivência contribuem para a melhoria da saúde e bem-estar da população idosa, além de fortalecer o idoso na busca e validação dos seus direitos.

Palavras-chave: Serviço Social, Cidadania, Idosos.