61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
ANÁLISE DE ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA MADEIREIRA DE BENJAMIN CONSTANT
Maézia Natália Martins Nunes 1
Alzerlane dos Anjos Tapudima 1
Astrid Gonçalves Gomes 1
Joselma Bastos Gonçalves 1
Narciso Moreira Coelho Filho 1
Antonio Henrique Queiroz Conceição 1
1. UFAM - Universidade Federal do Amazonas / INC-BC
INTRODUÇÃO:
A melhoria contínua é premissa universal para todo e qualquer tipo de organização que oferece seus produtos e/ou serviços à sociedade. A avaliação constante de um estabelecimento e sua produção garantem maior precisão na detecção de problemas e posterior solução dos mesmos de forma eficiente e eficaz, sem deixar de lado a grande necessidade mundial que é a sustentabilidade. Com este trabalho buscou-se identificar os principais vieses do dia-a-dia de uma serraria, avaliando os aspectos positivos e negativos de seu layout baseados no estudo da Administração da Produção, visando o aprendizado teórico-prático dos alunos participantes desta pesquisa assim como levar e agregar conhecimento aos membros desta empresa.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa de campo, do tipo descritiva. O proprietário orientou o grupo nas instalações da serraria, respondendo a entrevista baseada num questionário dividido em 11 tópicos: 1 – material; 2 - máquinas e ferramentas; 3 – pessoal; 4 – manuseio; 5 - conservação e limpeza; 6 – edificações; 7 – flexibilidade; 8 - higiene e segurança do trabalho; 9 – armazenagem; 10 – ergonomia; 11 – ecologia. Cada tópico apresenta um numero de questões e pesos diferentes, correspondente ao TPPO - Total Parcial de Pontos Obtidos, que gera o IAF – Índice de Avaliação Fator. Em cada planilha de avaliação o TPPO de cada tópico é somado gerando TMPO – Total Máximo de Pontos Obtidos, posteriormente convertido em IAG - Índice de Avaliação Global, que é o resultado geral.
RESULTADOS:
O item Material obteve índice satisfatório de 70,8%; Máquinas e Ferramentas obteve índice de 63,8%; no item Pessoal, os funcionários não são treinados para combater incêndios, e também não possuem uniformes para trabalhar, o índice é de 70%; o índice de 15% demonstra o quanto a situação é precária, configurando classificação Insuficiente no item Manuseio; com índice de 21,3%, recebeu classificação Insuficiente no item Limpeza; no item Edificações obteve índice de 54,3%, pois apesar de ter uma grande área disponível para o trabalho falta organização do espaço; O único item classificado como Bom foi Flexibilidade, com índice de 87,8%; em relação a Higiene e Segurança do Trabalho, o índice foi Insuficiente com 31,3%; apesar do índice de 66,7%, o item Armazenagem pede melhoras; Em relação à Ergonomia a classificação foi Insuficiente, índice de 37,1%; No item Ecologia o estabelecimento alcançou o índice de 50%, evidenciando a necessidade de melhorias.
CONCLUSÃO:
A organização em estudo apresenta em sua totalidade uma razoável distribuição de sua área de trabalho, enfatizando a classificação técnica como “Necessitando Melhorias” com um IAG igual a 51,3% e TMPO correspondente a 1405 pontos. Certamente, procurar melhorias é essencial a qualquer empresa, principalmente quando se está distante de oportunidades de mudanças por razões culturais, geográficas ou mesmo gerenciais.
Palavras-chave: layout, avaliação, produção.