61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS POSTOS AOS ASSISTENTES SOCIAIS DO ESTADO DE RONDÔNIA  
Dulce Teresinha Heineck 1
Risany Michelle Marcon Jaconi 1
Regina Pinheiro Custódio 1
Sabrina Luzia Sanches Cortes. 1
José Carlos Pereira dos Santos 1
Odete Rigato Mioto 1
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA
INTRODUÇÃO:

A educação na contemporaneidade tem como propósito formar cidadãos e preparar o educando para o mercado de trabalho. No entanto os profissionais da área têm encontrado dificuldades em implementar ações que possibilitem uma educação de qualidade que realmente prepare cidadãos devido a problemas diversos tais como a evasão escolar, trabalho infantil, violência, fome, problemas esses originados principalmente por um sistema capitalista desigual que acarreta em síntese a desestruturação familiar. A escola se vê em uma encruzilhada diante de toda essa questão, pois ao mesmo tempo que precisa trabalhar a formação busca resolver por exemplo o problema da violência para que os docentes possam trabalhar. O objetivo da pesquisa é o de investigar, junto aos profissionais da educação, a importância da inserção do Serviço Social na educação, bem como as demandas postas a este nessa área.

 

METODOLOGIA:

Para realização da pesquisa, utilizou-se, como procedimento, o método monográfico com a técnica de entrevista com profissionais da educação de dezoito escolas do município de Ji-Paraná e circunvizinhos. O projeto de pesquisa foi elaborado pelos acadêmicos da disciplina de Serviço Social e Educação e definido com antecedência um resumo explicativo sobre o que é o Serviço Social, bem como as competências deste profissional na área da educação e entregue nas escolas para leitura antecipada. De posse do roteiro de questões os acadêmicos entrevistaram os profissionais e posteriormente tabularam os dados realizando a análise com o auxílio do método dialético e fundamentado em diversos autores que abordam a temática.

 

RESULTADOS:

Pela análise dos dados, 95% dos entrevistados destacaram que conhecem o trabalho do Assistente Social na saúde, no fórum, na APAE, SEMAS, mas 100% salientaram não conhecer as atribuições do profissional de Serviço Social na educação. Alguns salientaram que somente após a leitura dos resumos sobre Serviço Social e educação é que tomaram conhecimento dessa possibilidade. Quando questionados se conheciam algum projeto de Lei a respeito da implantação do Serviço Social no âmbito escolar apenas dois dos entrevistados demonstraram conhecimento sobre projetos de outros Estados, os demais entrevistados afirmou desconhecer. 100% destacaram ser importante a inserção do profissional na escola e que, certamente, este contribuirá, principalmente com o diagnóstico da realidade, questões familiares, encaminhamentos a programas sociais. Dos entrevistados 75% abordaram a necessidade de uma equipe multiprofissional que atue interdisciplinarmente na resolução e prevenção de problemas que vêm prejudicando na qualidade do ensino e da aprendizagem.

 

CONCLUSÃO:

No momento da pesquisa, foi também esclarecido aos profissionais da educação que o curso de Serviço Social está encaminhando à Assembléia Legislativa do estado uma proposta de implantação do Serviço Social na educação no Estado de Rondônia. Os profissionais destacaram que estarão apoiando a proposta e auxiliando na coleta de assinaturas para transformar a proposta em Projeto de Lei, pois as demandas postas ao trabalho desse profissional na educação é evidente e, certamente, essa conquista contribuirá positivamente com todos os envolvidos na tarefa educativa. Pelas respostas a maioria afirmou que é fundamental a inserção do assistente social no âmbito escolar no Estado de Rondônia.

 

Palavras-chave: Serviço Social, Educação, Demandas.