61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITOS DE DIFERENTES FORMAS DE ADUBAÇÃO NO CRESCIMENTO INICIAL DE SAPOTA
Kaoru Yuyama 1
Wanders Benjamin Chávez Flores 2
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia
2. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

A sapota (Quararibea cordata (Humb. & Bonpl.)Vischer) é um fruto tipicamente Amazônico encontrada na região de médio a alto Solimões, que tem o  peso variável entre 373 a 1.088g com 30,7% a 40,5% de rendimento em polpa. Segundo a Braga et al. (2003) é fruta de elevado valor nutricional Esta apresenta, em média, 12,06% de sólidos solúveis totais, 0,064% de acidez total titulável, 6,92% de proteínas, 1,38% de lipídios, 4,28% de cinzas, 3,66% de carboidratos e 1612,53 UI de vitamina A.

Este fruto é um dos poucos que pode ser consumidas diretamente. Como não existe nenhuma referência sobre a adubação de formação demudas de sapota, já que a planta cresce bem nas várzeas do Rio Solimões, onde o solo é rico em nutrientes.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar efeitos de diferentes formas de adubação no crescimento da mudas de sapota.

 

METODOLOGIA:

As sementes foram trazidas da região de Tabatinga, AM, no mês de abril de 2008. A semente foi semeada no canteiro utilizando a serragem como substrato, que aos 10 dias germinaram 100%. Foram transplantadas no saquinho de polietileno preto para mudas (22 x 18 cm), quando estavam com três folhas, no dia 07/05/2008. O delineamento experimental foi de blocos casualizadas com 10 tratamentos e 8 repetições. Os tratamentos foram seguintes: Calcário dolomítico (50 ml); esterco de galinha (50 ml); adubação NPK (5g de 10-10-10); calcário+esterco; calcário+adubo; esterco+adubo; calcário+esterco+adubo; calcário+ esterco (esterco dois meses em seguida); adubo +esterco (esterco dois meses em seguida); calcário+adubo+esterco (esterco dois meses em seguida). Foram avaliadas mensalmente a altura e diâmetro da planta e numero de folhas por planta durante seis meses. Os dados foram submetidas a análise de variância pelo teste F, e comparação de médias pelo teste de Tukey ao nível de 5 % de probabilidade.

 

RESULTADOS:

A análise química do esterco foi realizada no Laboratório de Solos do EMBRAPA/CPAA, em Manaus, AM. O esterco de galinha utilizada no experimento mostrou que o teor de macronutrientes foi muito alto e bom. O resultado indica que a muda de sapota é exigente em nutriente, pois o tratamento com adição de maior quantidade de nutriente por sacos de mudas teve maior crescimento em altura, como foi o tratamento com adubo +esterco (esterco dois meses em seguida), diferindo da maioria dos tratamentos, seguida de calcário+adubo+esterco (esterco dois meses em seguida), que não diferiu entre si. O numero de folhas por planta variou de 13 a 18 folhas, com exceção do tratamento com calcário que foi de 10 folhas. O diâmetro do caule também foi menor no tratamento com calcário e maior no tratamento com adubo+esterco (dois meses em seguida).

 

CONCLUSÃO:

De acordo com resultado pode concluir que para produção de muda de sapota é necessário adubação com 5 g de adubo NPK da formula (10-10-10) e 100 ml de esterco, dividida em duas vazes.

 

 

Instituição de Fomento: INPA
Palavras-chave: Quararibea cordata, crescimento, adubação.