61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CONTOS CLÁSSICOS: O UNIVERSO DA LITERATURA-UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA  
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

 

 Sabemos que a aprendizagem é um processo fundamental na vida. Pois todo individuo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que possibilitam viver, se afirmar como ser racional, formar sua personalidade e se preparar para o papel que lhe cabe no seio da sociedade. Ler é uma resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. Daí a importância da escola. São muitos e variados os conteúdos com os quais a criança se defronta no cotidiano escolar e são muitas as formas que encontra para se relacionar com eles. O seu próprio meio social dificulta a aprendizagem, a criança não tem incentivos para ir à escola, os pais em alguns casos são analfabetos ou semi-analfabetos e não tem como dar apoio às mesmas no desenvolvimento das atividades propostas no dia-a-dia escolar.

METODOLOGIA:

Nossos discentes apresentavam uma grande dificuldade de interpretar e produzir pequenos textos por falta do hábito da leitura. Neste sentido pensou-se numa alternativa, os “Contos Clássicos”, uma literatura pautada em narrativa literária. Direcionou-se à questão da leitura e da escrita, e teve como base na sua execução a turma do 5º ano “A” do II Ciclo do Ensino Fundamental, na escola municipal Professora Jociêdes Andrade com uma turma composta de 37 discentes, na qual, 15 desses não conseguiam ler e consequentemente realizar as demais atividades propostas dentro da sala de aula. Este trabalho pautou-se numa abordagem metodológica dialética, oportunizando desenvolver atividades de reflexão, valores, autonomia, executado em sala de aula juntamente com os discentes, orientados pela educadora e auxiliados pela coordenação pedagógica da escola O trabalho realizou-se de acordo com: Seleção dos livros com contos (histórias) infantis; Leitura com interpretação textual; Produção de textos; Leitura dos textos produzidos; caça-palavras; Estudo do vocabulário; estudo da gramática; lacunação de frases e outras atividades.

RESULTADOS:

Este trabalho trouxe resultados significativos para a turma envolvida dentro do processo de ensino aprendizagem. Os discentes demonstraram mais interesses nas aulas, com liberdade de expressão e criação, cada um em seu nível construíram novos conhecimentos, percebendo a função da leitura e da escrita para suas vidas, aprenderam ler palavras, estruturando frases e produzindo pequenos textos. A veracidade ficou por conta da imaginação de cada um. Um trabalho maravilhoso que resgatou a auto-estima dos discentes e despertou a vontade de estudar. Aos docentes possibilitou a prática de um trabalho pedagógico de forma prazerosa e interdisciplinar, possibilitando aos discentes a investigarem, criarem, pesquisarem, resgatando as experiências da memória e da história de vida, podendo assim retirar as possibilidades de leituras mais plenas dos fatos vivenciados no cotidiano da sala de aula e da escola. Realizou-se uma exposição com os trabalhos executados em sala de aula e contou com a participação de todos os discentes e docentes.

 

 

CONCLUSÃO:

Muitos fatores influenciam na aprendizagem de um aluno, falta de acesso a livros, revistas, filmes, entre outros, motivos fazem com que essas crianças, ao se depararem com a realidade em sala de aula, sintam muita dificuldade, pois sua linguagem é muito diferente, apesar de ter o mesmo significado. A verdadeira lição de leitura dispõe-se de várias fontes, não apenas de um único livro, mais de vários meios que possam estimular o educando para o ato de ler. Portanto, buscou-se soluções que estimulassem os nossos pequenos leitores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a tornarem gosto pela leitura, a se tornarem leitores competentes. Portanto, estudar e conhecer os motivos que causam essas dificuldades na aprendizagem dos discentes é de suma importância para o educador, para que este, utilize métodos adequados para amenizar essa defasagem da falta de hábito da leitura no que diz respeito ao entender dos signos, dos símbolos, dos sinais  de um modo geral, tendo a  leitura como pratica social para ampliação de novos conhecimentos.

 

Palavras-chave: Sala de Aula, Aunos, Aprendizagem.