61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
HIPNOFILINA, SESQUITERPENO ANTIMICROBIANO ISOLADO DE Lentinus strigellus, UM COGUMELO COMESTÍVEL DA AMAZÔNIA
Noemia Kazue Ishikawa 1
Ruby Vargas-Isla 1
Fernando César de Macedo Júnior 2
Marina Capelari 3
Terezinha de Jesus Faria 2
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Manaus/AM
2. Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR
3. Instituto de Botânica - São Paulo/SP
INTRODUÇÃO:

A resistência microbiana aos antibióticos é um crescente problema de saúde pública, o que leva a uma constante busca por novos compostos antimicrobianos. Embora a produção de importantes antibióticos por fungos já esteja bem estabelecida, a biossíntese de compostos antimicrobianos por espécies formadoras de basidiomas (cogumelos) é pouco conhecida. Lentinus strigellus Berk. é um cogumelo comestível de ocorrência natural na Amazônia com potencial de cultivo nesta região, uma vez que apresenta crescimento micelial em temperaturas entre 25-45ºC, com temperatura ótima de crescimento de 35ºC. Estudos sobre produção de compostos biologicamente ativos desta espécie são raros. O objetivo deste trabalho foi isolar e elucidar as estruturas químicas de metabólitos com atividade antimicrobiana produzidos pelo micélio de L. strigellus.

METODOLOGIA:

A coleta dos basidiomas foi realizada no município de Manaus-AM. Parte do material foi utilizado para o isolamento da cultura e a outra parte desidratada em estufa com circulação de ar a 40ºC. A identificação taxonômica foi realizada pela análise microscópica, sendo o material seco reidratado com etanol 70%, seguido por KOH 5% e reagente de Melzer. Para a detecção de metabólitos antimicrobianos, o micélio foi cultivado no meio de cultura extrato de malte e peptona em cinco frascos Erlenmeyer (250 mL) contendo, cada, 100 mL de meio a 25ºC por 30 dias de incubação. Após este período, o micélio foi separado do meio de cultura por filtração. Para o isolamento dos metabólitos do filtrado, foram realizadas extração utilizando acetato de etila (3x), lavagem com solução de NaCl saturada (2x), seguida por secagem com MgSO4. Alíquota do extrato bruto obtido foi aplicada em placas de cromatografia em camada delgada (CCD) e submetida ao teste de biorrevelação contra Cladosporium herbarum e Staphylococcus aureus. O constituinte que apresentou atividade antimicrobiana foi isolado por CCD preparativa e sua estrutura química foi determinada por espectrometria de RMN de H1 e C13.

RESULTADOS:

A espécie foi determinada como Lentinus strigellus. O rendimento da extração foi de 96 mg de extrato bruto/100 mL de filtrado da cultura. O teste de biorrevelação mostrou atividade antifúngica e antibacteriana da banda de Rf =0,61, utilizando o sistema de solventes clorofórmio: acetona: acetato de etila: metanol = 40:5:5:2. O isolamento por CCD preparativa, da banda que inibiu C. herbarum, apresentou rendimento de 21,5 mg do composto/100 mg do extrato bruto. A análise dos espectros de RMN de H1 e C13 indicaram que o composto é um sesquiterpeno de fórmula molecular C15H20O3, chamado hipnofilina, previamente isolado de Crepidotus epibryus (Fr.) Quél. (=Pleurotellus hypnophyllus (Pers.) Fayod), e Lentinus strigosus (Schwein.) Fr.

CONCLUSÃO:

O fungo coletado pertence à espécie Lentinus strigellus, e produz o sesquiterpeno hipnofilina com atividade antimicrobiana contra Cladosporium herbarum e Staphylococcus aureus. Este é o primeiro relato da ocorrência de hipnofilina em L. strigellus.

Instituição de Fomento: FAPEAM e CNPq
Palavras-chave: Basidiomycota, Fungos da Amazônia, Hypnophilin.