61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE PEIXES RECIFAIS DE ILHAS CATARINENSES COSTEIRAS, COM ÊNFASE EM CONSERVAÇÃO
Diego Barneche 1
Sergio R. Floeter 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
INTRODUÇÃO:
As áreas marinhas protegidas são consideradas ferramentas críticas para a manutenção dos estoques pesqueiros, os quais vêm sofrendo grande pressão de impactos humanos. A grande maioria dos estudos descrevendo referencial da ictiofauna recifal foi conduzida em ambientes de recifes de coral, sendo poucos aqueles realizados em ambientes de recifes rochosos. O objetivo do presente projeto foi realizar um estudo de base sobre a comunidade de peixes recifais nos recifes rochosos de ilhas costeiras em Santa Catanina, avaliando a biodiversidade e biomassa de peixes e as diferenças no estado de conservação entre ilhas com diferentes níveis de proteção a pesca.
METODOLOGIA:
Cinco ilhas foram estudadas: Arvoredo, Galés, Deserta (pertencentes a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo), Ilha do Campeche e Arquipélago de Moleques do Sul. Transectos replicados (n = 10/profundidade/ilha) de 40m2 (20mx2m) foram utilizados para quantificar a ictiofauna presente nas ilhas. Para avaliar a estrutura das comunidades, as espécies foram agrupadas em categorias tróficas previamente estabelecidas na literatura. Análises de variância (ANOVA), Cluster (Bray Curtis, UPGMA) e Componentes Principais (PCA) foram conduzidas para analisar possíveis diferenças entre os diferentes locais e profundidades das ilhas.
RESULTADOS:
Foram registradas 97 espécies (cinco novos registros para SC), sendo que dezoito perfazem mais de 90% da biomassa/40m2. Os peixes onívoros, representados por apenas cinco espécies, apresentam a maior biomassa nas ilhas estudadas. As ilhas da REBIO apresentam maior biomassa/40m2 em relação às outras ilhas sem proteção contra a pesca (ANOVA F=6,29; p=0,01). A PCA indicou que a Ilha do Campeche demonstra um padrão diferenciado de composição trófica, mais similar a costões de praias de Florianópolis. Não foram verificadas diferenças entre as ilhas em relação ao grupo dos macrocarnívoros (espécies-alvo da pesca), o que pode ser resultado da baixa atividade de fiscalização nas ilhas da REBIO, as quais sofrem com intensa pesca ilegal.
CONCLUSÃO:
Outras Unidades de Conservação da costa brasileira com maior esforço de fiscalização apresentam número bastante superior em relação à biomassa de peixes/40m2. Os dados obtidos demonstram que o estoque pesqueiro na REBIO Arvoredo é relativamente baixo e que maior atenção deve ser prestada às Unidades de Conservação Marinhas na costa de Santa Catarina.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: PEIXES RECIFAIS, REBIO ARVOREDO, BIOMASSA.