61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CULTIVO DE COENTRO (Coriandrum sativum L.) EM VIVEIRO SOMBREADO, UTILIZANDO DIFERENTES DOSES DE ESTERCO BOVINO EM MANAUS/AM.
Helenires Queiroz de Souza 1
Evandro Konrad Hoffmann 2
Guilherme Heráclito Dias 2
Lorena de Paula Cabral 2
James da Silva Corrêa 2
Ari de Freitas Hidalgo 3
1. Departamento de Morfologia, Universidade Federal do Amazonas
2. Graduandos do curso de Agronomia, UFAM
3. Departamento de Produção Animal e Vegetal, UFAM
INTRODUÇÃO:
O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma espécie olerícola consumida em todas as regiões do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Esta espécie pertence à família Apiaceae sendo originária da região mediterrânea. As folhas com sabor e aroma muito ativos são a parte da planta mais utilizada na alimentação humana, principalmente em pratos regionais, como peixes e sopas. Devido ao grande potencial econômico desta espécie, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de biomassa de coentro (C. sativum) cultivado em diferentes doses de esterco bovino.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em viveiro sombreado localizado na área de Plantas Medicinais (FCA) da Universidade Federal do Amazonas, no período de 15 de abril a 15 de maio de 2008. Cerca de seis sementes foram colocadas diretamente em 300 copos plásticos de 300 mL contendo o substrato, e irrigadas diariamente. O substrato consistiu de esterco bovino e terriço peneirados, nas seguintes concentrações: somente terriço (T1, tratamento controle), 1:7 (T2), 1:5 (T3), 1:3 (T4), 1:1 (T5). Para cada tratamento foram utilizadas quatro repetições, sendo quinze plantas para cada repetição. As plantas foram avaliadas 30 dias após a germinação ou seja, com 23 dias de cultivo, estas foram retiradas dos copos e suas raízes lavadas em água corrente para eliminação de todo o substrato. Depois foram analisadas quanto ao número de folhas, diâmetro do colo, comprimento (cm) e matéria fresca e seca da parte aérea e da raiz. Os dados foram submetidos à analise de variância e as médias comparadas ao nível de 5% de probabilidade pelo teste Scott-Knott pelo programa SAEG.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que as plantas submetidas ao tratamento T5 (1:1) apresentaram os maiores rendimentos na produção de biomassa, bem como maior número de folhas, altura e diâmetro do colo. O tratamento controle foi o menos satisfatório, pois as plantas apresentaram baixo desenvolvimento, devido ao solo pobre em nutrientes.
CONCLUSÃO:
Desta forma, conclui-se que a concentração 1:1 foi a mais adequada para o cultivo de coentro nas condições estudadas.
Instituição de Fomento: UFAM
Palavras-chave: Condimentos, Adubos, Biomassa.