61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
BRINQUEDOTECA E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BELÉM |
Adriane Giugni da Silva 1, 2, 3, 4 Karina Nayara Rego Portal 1, 2, 3 Milena Ferreira da Silva 1, 2, 3 |
1. Universidade do Estado do Pará - UEPA 2. Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS/UEPA 3. Grupo de Políticas Públicas, Educação e Inclusão Social - GPPEIS/UEPA 4. Doutora em Educação - UNICAMP/Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa constitui-se como um projeto de iniciação científica iniciado em 2008 na Universidade do Estado do Pará que busca responder o seguinte questionamento: A brinquedoteca facilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas com fins pedagógicos (ensino-aprendizagem) com vistas ao desenvolvimento global da criança como sujeito social? No projeto elencou-se como objetivo examinar a Brinquedoteca de uma escola privada de Belém, a fim de investigar se as práticas didático-pedagógicas utilizadas na mesma facilitam a aprendizagem de crianças de |
METODOLOGIA: |
A fim de proceder ao exame da questão fundante da pesquisa, considerando-se ser esta uma pesquisa de abordagem qualitativa, optou-se por realizar um estudo de caso participante. Mediante pesquisa bibliográfica, levantaram-se as referencias teóricas da temática como forma de propiciar a análise da problemática investigada. Nesse sentido, autores como Maluf (2003); Wajashop (2007); Muniz (2000); Santos (2000); Oliveira (2000); Friedmann (1992); Silva (2001), Snyders (1988); entre outros, auxiliaram o estudo da questão e a discussão teórica. Em continuidade seguirá a pesquisa de campo, como meio de captar a realidade no que concerne à vivência da atividade lúdica realizada na brinquedoteca, por intermédio da coleta de documentos, da técnica de observação direta e participante, guiada por um roteiro o qual propiciará o exame do fenômeno investigado e subsidiará o registro formal e fotográfico do processo, assim como das atividades realizadas, do espaço disponível, do mobiliário e dos equipamentos didático-pedagógicos utilizados ou colocados à disposição das brinquedistas na realização de suas funções. Efetuar-se-ão também a aplicação de questionários e entrevistas com as brinquedistas e em seguida, mediante a elaboração de um relatório os dados serão registrados. |
RESULTADOS: |
Após manipulação dos dados coletados realizar-se-á a análise e a descrição dos mesmos. Nessa etapa far-se-á o relato da atuação dos profissionais da brinquedoteca, mediante exame crítico do processo investigado, para apresentar os resultados da pesquisa. Compreende-se que a práxis criativa e reflexiva são favoráveis à formação de um sujeito crítico-criativo, ator, produtor e transformador de seu processo de vida, espera-se que este estudo contribua para a melhoria do trabalho realizado na brinquedoteca, promovendo por meio da atividade lúdica uma educação que contribua na formação global das crianças entre |
CONCLUSÃO: |
Até o presente momento levantaram-se referências e informações sobre a temática “Brinquedoteca e Aprendizagem”, as quais passaram por uma revisão inicial de literatura que será estendida até o término da pesquisa |
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Pará - UEPA |
Palavras-chave: Brinquedoteca, Aprendizagem, Práxis social. |