61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
BRINQUEDOTECA E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BELÉM
Adriane Giugni da Silva 1, 2, 3, 4
Karina Nayara Rego Portal 1, 2, 3
Milena Ferreira da Silva 1, 2, 3
1. Universidade do Estado do Pará - UEPA
2. Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS/UEPA
3. Grupo de Políticas Públicas, Educação e Inclusão Social - GPPEIS/UEPA
4. Doutora em Educação - UNICAMP/Orientadora
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa constitui-se como um projeto de iniciação científica iniciado em 2008 na Universidade do Estado do Pará que busca responder o seguinte questionamento: A brinquedoteca facilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas com fins pedagógicos (ensino-aprendizagem) com vistas ao desenvolvimento global da criança como sujeito social? No projeto elencou-se como objetivo examinar a Brinquedoteca de uma escola privada de Belém, a fim de investigar se as práticas didático-pedagógicas utilizadas na mesma facilitam a aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos, no sentido de formar sujeitos sociais críticos-produtivos, atores de sua práxis. Nesse sentido, investigar-se-á o PPP da escola para identificar os objetivos em relação à brinquedoteca, assim como às atividades lúdicas desenvolvidas nela, com vistas a proporcionar a aprendizagem formal da criança, assim como se pretende examinar o planejamento das professoras para detectar se os objetivos planejados abrangem o processo de aprendizagem das crianças por meio do ato do brincar, que é um instrumento para a educação formal. Considera-se que o estudo da temática é importante, pois uma das funções da escola é ser um espaço ativo capaz de propiciar, mediante a atividade lúdica, o desenvolvimento global da criança.

METODOLOGIA:

A fim de proceder ao exame da questão fundante da pesquisa, considerando-se ser esta uma pesquisa de abordagem qualitativa, optou-se por realizar um estudo de caso participante. Mediante pesquisa bibliográfica, levantaram-se as referencias teóricas da temática como forma de propiciar a análise da problemática investigada. Nesse sentido, autores como Maluf (2003); Wajashop (2007); Muniz (2000); Santos (2000); Oliveira (2000); Friedmann (1992); Silva (2001), Snyders (1988); entre outros, auxiliaram o estudo da questão e a discussão teórica. Em continuidade seguirá a pesquisa de campo, como meio de captar a realidade no que concerne à vivência da atividade lúdica realizada na brinquedoteca, por intermédio da coleta de documentos, da técnica de observação direta e participante, guiada por um roteiro o qual propiciará o exame do fenômeno investigado e subsidiará o registro formal e fotográfico do processo, assim como das atividades realizadas, do espaço disponível, do mobiliário e dos equipamentos didático-pedagógicos utilizados ou colocados à disposição das brinquedistas na realização de suas funções. Efetuar-se-ão também a aplicação de questionários e entrevistas com as brinquedistas e em seguida, mediante a elaboração de um relatório os dados serão registrados.

RESULTADOS:

Após manipulação dos dados coletados realizar-se-á a análise e a descrição dos mesmos. Nessa etapa far-se-á o relato da atuação dos profissionais da brinquedoteca, mediante exame crítico do processo investigado, para apresentar os resultados da pesquisa. Compreende-se que a práxis criativa e reflexiva são favoráveis à formação de um sujeito crítico-criativo, ator, produtor e transformador de seu processo de vida, espera-se que este estudo contribua para a melhoria do trabalho realizado na brinquedoteca, promovendo por meio da atividade lúdica uma educação que contribua na formação global das crianças entre 4 a 6 anos de idade. Pretende-se também estimular a formação continuada das professoras, por meio de uma práxis crítico-criativa que ultrapasse os limites do “aprender a aprender”, comumente reproduzido nas escolas. Ao final da pesquisa visa-se promover cursos que auxiliem as brinquedistas a desenvolverem um trabalho crítico-criativo na brinquedoteca, como forma de estabelecerem novos rumos ao processo, partindo de novas atividades lúdicas no ambiente da educação formal, com vistas a aumentar a eficácia do ensino-aprendizagem. A socialização do processo da pesquisa se fará mediante a apresentação trabalhos em eventos, assim como por meio de publicações, artigos e relatórios.

CONCLUSÃO:

Até o presente momento levantaram-se referências e informações sobre a temática “Brinquedoteca e Aprendizagem”, as quais passaram por uma revisão inicial de literatura que será estendida até o término da pesquisa em questão. Nesse sentido, realizam-se diversos fichamentos sobre a temática como meio de auxiliar a análise interpretativa e a síntese do fenômeno investigado. Esse procedimento favorecerá a elaboração do relatório final, o qual deverá ser apresentado ao final do primeiro semestre de 2009. Vale ressaltar que a pesquisa de campo ainda não foi concluída, porém, pode-se inferir pelas etapas já realizadas, que a brinquedoteca examinada requer um novo projeto da atuação, no que concerne ao trabalho realizado mediante o lúdico. À semelhança de Snyders (1988) entende-se que a escola deve ter a audácia de correr o risco e assumir sua especificidade, de modo que os alunos não confundam lúdico com recreação e jogo com trabalho, prolongando a classe como recreação e a escola como lazer. Esse procedimento descaracteriza o real papel da escola, uma vez que os momentos de distração e de brincadeira podem ser utilizados como instrumentos estimuladores intermediários, destinados a ser temporários e não como um fim em si mesmo.

Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Pará - UEPA
Palavras-chave: Brinquedoteca, Aprendizagem, Práxis social.