61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
LEITURAS DE ROMANCE: UMA VISÃO DE USUÁRIOS DO ORKUT SOBRE ROMANCES OITOCENTISTAS
Flávia Danielle Sordi Silva 1
1. Universidade Estadual de Campinas
INTRODUÇÃO:

Tarefa instigante e, ao mesmo tempo, complexa é observar os leitores em nosso tempo e suas opiniões a respeito das obras literárias, sobretudo aquelas escritas há dezenas de anos, tais como os romances produzidos no século XIX. A pesquisa tem como objetivo principal captar a recepção atual desses textos, com enfoque nos romances, gênero de maior circulação na época e, que permanece até os dias de hoje.

METODOLOGIA:

Para tanto, coletamos dados na WWW - World Wide Web - em comunidades virtuais alojadas no ambiente Orkut em função de seu alcance, do caráter espontâneo dos debates travados dentro de suas comunidades e da diversidade de seus usuários.

 

RESULTADOS:

De modo geral, pudemos perceber que  José de Alencar e Machado de Assis são os autores mais comentados na rede virtual. Além disso, foi em suas comunidades que encontramos um nível maior de polêmica nos tópicos. Tendo isso em vista e em função da impossibilidade de se trabalhar com o vultoso volume de dados existentes, optamos por analisar mais detidamente a maior comunidade do Orkut dedicada a Machado de Assis, averiguando o que os orkuteiros revelam sobre a figura do autor, os modos de ler e avaliar sua obra nos dias de hoje, bem como as questões mais discutidas a partir de seus livros, observando algumas mudanças na forma como esses textos são lidos ao longo do tempo.

CONCLUSÃO:
Percebemos que um tipo de leitura recorrente foi aquela em que os leitores usam excertos das obras para comprovar as interpretações que realizaram ou ainda o exercício de trazer as obras para as suas próprias vidas, identificando as histórias dos personagens da ficção com os acontecimentos pessoais.
Instituição de Fomento: Pibic-CNPq
Palavras-chave: Leitura, Romances oitocentistas, Orkut.