61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
COLEÓPTEROS DA SUBFAMÍLIA SCOLYTINAE (CURCULIONIDAE) EM PONTOS DE ESTOCAGEM DE PRODUTOS IMPORTADOS NO ESTADO DO AMAZONAS.
Niene Sampaio Maia 1
Raimunda Liége Souza de Abreu 2
Basílio Frasco Vianez 3
1. Escola Superior Batista do Amazonas -ESBAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia - INPA
3. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia - INPA
INTRODUÇÃO:

No Brasil, já foram detectados besouros exóticos, consideradas pragas quarentenárias, em embalagens de madeira utilizadas no transporte de diversos produtos, vindo de várias partes do mundo. A maioria dos organismos introduzidos em um novo local tende, por vários motivos, a ser mais destrutivo que no habitat natural. A introdução de espécies exóticas no País já causou prejuízos econômicos e ecológicos, porque afetou tanto a cobertura florestal nativa, como a plantada na região Sul. Por esta razão, é importante o monitoramento desses insetos no Estado do Amazonas, para evitar o que aconteceu nessa região do Brasil. Além do risco de introdução de insetos exóticos nos pontos de entradas de mercadorias importadas, também existe o risco da infestação das embalagens de madeira por insetos de ocorrência local, visto que as mesmas ficam estocadas por algum tempo nos galpões. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de besouros exóticos e outros de importância madeireira e florestal.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas/MAPA que tem como uma de suas prioridades monitorar pragas quarentenárias A1 e A2, presentes em embalagens de madeiras oriundas de países exportadores para o Estado do Amazonas. Esse monitoramento foi realizado no Aeroporto Eduardo Gomes, na EADI (Estação Aduaneira do Interior), em várias empresas do Pólo Incentivado de Manaus e na Base da Petrobrás em Urucu, Coari. Para tal, foi utilizada a armadilha de intereceptação de vôo dos insetos, modelo Escolitídeo/Curitiba, instalada em cada um desses pontos, dentro de galpões onde ficam armazenadas as mercadorias importadas. A isca utilizada para atrair os insetos foi o álcool comercial, que é colocado dentro de um vidro com tampa furada, acoplado ao painel de impacto. Também foi usado o ácido pícrico no frasco coletor da armadilha para evitar predação e conservar os insetos. As coletas foram realizadas mensalmente e a análise foi feita através da contagem direta e do cálculo da abundância.

RESULTADOS:

Foram capturados 496 espécimes de besouros. Desse total, as empresas com maior número foram: Petrobrás, com 312 exemplares e Alfa, com 122. No computo geral, foram identificados 9 gêneros, distribuídos em 20 espécies, sendo 10 do gênero Xyleborus, pertencentes à tribo Xyleborini. Quatro espécies foram prevalentes na coleta, porém a ocorrência de Xyleborus affinis Eichhoff foi registrada em todos os pontos amostrados pelas armadilhas, representando 43,75% do total de insetos coletados e sua maior abundância foi registrada na Petrobrás. As demais espécies que apresentaram número representativo foram: Hypothenemos eruditus Westwood (tribo Cryphalini), Xyleborus ferrugineus Fabricius e Xyleborus brasiliensis Eggers.

CONCLUSÃO:

Considerando os resultados preliminares obtidos, conclui-se que dentre as espécies coletadas nenhuma é considerada quarentenária, pois todas já foram relatadas, seja em áreas plantadas, seja em áreas nativas no Brasil.

Instituição de Fomento: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA
Palavras-chave: Besouros, Monitoramento, Abundância relativa.