61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: A TEORIA DISSOCIADA DA PRÁTICA
Manuela Magna de Lima Ribeiro 1
Maria da Graça Andrade Ataíde 2
1. Faculdade Frassinetti do Recife
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
Sabemos que a organização de um ambiente educativo favorável à aprendizagem, de maneira eficaz e satisfatória, dá-se através de ações previamente elaboradas com objetivos claros e consistentes. O projeto político pedagógico é uma das ferramentas que a escola deve utilizar para realizar tais ações, porém não basta tê-lo, é necessário colocá-lo em prática. Sendo tal instrumento de fundamental importância para um resultado satisfatório da aprendizagem e de todo processo organizacional de uma instituição, é lamentável o fato de muitas vezes ser esquecido e engavetado ou nem ser elaborado, embora sua elaboração seja uma exigência da legislação educacional vigente. É através da implantação e execução do seu projeto que a escola encontra condições de tornar-se autônoma e exercer a gestão democrática. A pesquisa realizada teve o intuito de investigar as causas que levam a não efetivação do projeto em uma instituição educacional, bem como analisar as conseqüências da ausência do mesmo, comparando a viabilização do trabalho administrativo e pedagógico em instituições que o possuem e o efetivam daquelas que não o fazem.
METODOLOGIA:
A análise dos fatores que podem facilitar ou prejudicar um processo educacional produtivo com a elaboração e execução do projeto político-pedagógico da escola foi realizada durante o ano de 2007, tendo início no mês de fevereiro e conclusão no mês de maio. As escolas pesquisadas são públicas, localizadas nas cidades de Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco e diferem no que diz respeito ao trabalho realizado com o projeto, fato que motivou a realização da pesquisa nas instituições. Houve um cronograma de atividades que sistematizou o trabalho, preestabelecendo horários, datas e as respectivas atividades a serem realizadas. As informações necessárias para investigação foram obtidas através de pesquisa bibliográfica e de campo, bem como da participação em algumas ações nas duas escolas. Os dados analisados foram coletados através de reuniões para elaboração, modificação e execução do projeto na escola onde o mesmo é efetivado, bem como registros diários de observação e entrevistas com profissionais das duas escolas. Uma das instituições não trabalhava no cotidiano o projeto político-pedagógico, o seu nome não foi mencionado no trabalho de pesquisa a fim de manter sua identidade preservada.
RESULTADOS:
Observamos que na pesquisa realizada existem duas situações diferenciadas, considerando a maneira como o projeto político-pedagógico é conduzido na escola. Na primeira situação o projeto não é efetivado. Verificamos que algumas causas da não implantação do instrumento são: a falta de conhecimento sobre a elaboração e execução do documento, inexperiência, comodismo e também uma gama de ideologias que proporcionam a centralização de poderes. Nenhum dos atores do processo educacional tem acesso ao documento e não há organização prévia dos trabalhos da instituição, ocasionando falhas administrativas e fragilizando as questões pedagógicas, tornando a escola apenas reprodutora de conhecimentos. Na segunda situação há o envolvimento coletivo nas ações previstas no projeto. Os profissionais, bem como a comunidade e os alunos têm acesso ao documento e participam de reuniões periódicas para analisá-lo e modificá-lo. As modificações realizadas baseiam-se nas necessidades da escola e na realidade da comunidade a qual está inserida, havendo uma preocupação com a formação do cidadão, dessa forma, a escola não é simples transmissora de conhecimentos previamente organizados, os quais nem sempre suprem as necessidades dos alunos devido às incongruências sociais.
CONCLUSÃO:
Diante do que foi exposto observamos que o bom funcionamento de uma instituição de ensino se dá de maneira eficaz e organizada a partir do trabalho conjunto dos atores envolvidos no processo educativo. Para tanto, é necessário a implantação do projeto político-pedagógico, pois ele é instrumento norteador do processo educacional e indicará os objetivos que a instituição pretende atingir oferecendo condições para que os mesmos sejam alcançados. Muitas ainda são as questões levantadas sobre o tema, tendo em vista que a legislação educacional vigente exige tais transformações, porém há enormes lacunas no sentido de efetivação dos projetos em várias escolas. Constatamos que é através da implantação desse documento que poderemos buscar uma escola autônoma, vivenciando uma gestão democrática e participativa a fim de oferecer benefícios à comunidade e a todos os atores envolvidos nas atividades da instituição, dando-lhes condições e motivação para exercerem o papel para o qual foram designados, construindo dessa forma uma escola cidadã.
Instituição de Fomento: Faculdade Frassinetti do Recife
Palavras-chave: Projeto, Gestão, Educação.