61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E FUNCIONALIDADE DOS LUGARES NA CIDADE DE PARINTINS-AM
Valdilene Siqueira de Souza 1
João D Anuzio Menezes de Azevedo Filho 1
1. Centro de Estudos Superiores de Parintins, CESP/UEA
INTRODUÇÃO:

A cidade de Parintins carece de conhecimento sobre seu espaço urbano e este trabalho pretende aprofundar os estudos sobre a organização espacial e funcionalidade dos lugares cidade, possibilitando um entendimento da dinâmica intra-urbana que envolve não só interesses econômicos, mas também de ordem afetiva e intrínseca de cada indivíduo e da coletividade que produz os lugares. Seus resultados podem servir de apoio para as políticas públicas voltadas ao zoneamento e ao uso do solo urbano previstos no Plano Diretor da cidade.

 

METODOLOGIA:

Para esta pesquisa foi utilizado o estudo empírico com o auxilio de mapas para reconhecimento das funções existentes. Foi realizado trabalho de campo com levantamento de dados secundários em instituições do município responsáveis por setores ligados ao uso do solo; levantamento de dados primários através da observação direta e sistemática que nos possibilitou a identificação e reconhecimento da funcionalidade dos diversos lugares do espaço urbano da cidade. Foram delimitadas 07 áreas que continham funções de destaque e que contemplavam os objetivos da pesquisa. Todas as outras áreas da cidade foram consideradas de uso residencial. As áreas estudadas agregam-se de maneira que haja uma correlação entre os moradores de distintas áreas, onde os lugares tendem a ser valorizados pelo acesso de bens e serviços.

RESULTADOS:

A cidade de Parintins pode ser considerada como uma área de múltiplas funções. Seus lugares possuem singularidades e atividades que os particularizam, destacando-se: a área em torno da lagoa da Francesa, como lugar industrial pois predomina atividade como estaleiros de embarcações de pequeno porte; fábrica  de tijolos, cerâmicas e telhas e serrarias, inclusive de exportação. A Avenida Paraíba é a maior rua da cidade, serve para desafogar o trânsito com a interligação há vários bairros da cidade, é caracterizado pelo predomínio da atividade comercial comércio em toda sua extensão. A Rua João Melo e seu entorno é a área considerada central que compreende as ruas: João Melo com 39 comércios, Rui Barbosa até intersecção da Rua Gomes de Castro com 11 comércios e 06 repartições, públicas e privadas. O maior movimento ocorre em datas comemorativas como o Festival Folclórico de Parintins, Festa de Nossa Senhora do Carmo, Natal e Ano Novo. A Praça dos Bois é considerada uma área de lazer e compõem-se de 16 bares e lanchonetes, distribuídos em ambas as partes da praça, seja pelo lado vermelho ou do azul, as famílias procuram essa área para o lazer e entretenimento. A Rua Geny Bentes de Jesus concentra em sua maior parte uma grande quantidade de bares e lanchonetes, casas de festas.

CONCLUSÃO:

Parintins, dada a sua localização e a existência de uma rede de serviços, comércio e até mesmo indústrias, é uma cidade pólo, pois atrai moradores de seu entorno e de outros municípios. Internamente possui diversos pontos ou lugares capazes de atender aos moradores locais e mesmo de outras localidades com serviços e o comercio. Típico das regiões amazônicas é a existência de portos para pequenas embarcações que estão distribuídas em lugares importantes a que se associam, geralmente, uma área comercial. Sua importância territorial tem origem no desenvolvimento histórico-geográfico que se firma na formação de uma rede urbana da região. A valorização dos lugares também está associada a sua importância durante o período do festival folclórico, pois são valorizados pela proximidade e fluxo de pessoas. Torna-se difícil a classificação correta da tipologia a ser usada para a cidade de Parintins por ter muitas funções seja no âmbito cultural, educacional, político e etc. E ainda nota-se que a cidade está passando por um processo de mudanças na sua expansão urbana, onde áreas verdes estão dando lugar a loteamentos e casas em processo de construção ou já concluídas. E relacionado aos espaços intra-urbanos verifica-se que as rugosidades (prédios antigos) estão dando lugar a novos empreendimentos.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquida do Estado do Amazonas- FAPEAM
Palavras-chave: Espaço, Funcionalidade, Lugar.