61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
INCIDÊNCIA DE GÊNEROS DE ALGAS CONTINENTAIS EM FITOPLÂNCTON DE DIFERENTES AMBIENTES AQUÁTICOS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ – MT.
Michele Jacqueline da Silva Medeiro 1
Fernanda Viana da Cunha 1
Rebeca Marcos 1
1. Departamento de Botânica e Ecologia - Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT.
INTRODUÇÃO:

As algas representam um grupo de vegetais extremamente heterogêneo e são encontradas em qualquer lugar onde haja luz e umidade suficiente para sustentá-las. Dessa maneira, reúne formas encontradas em solos, sobre certos animais, vegetais, rochas e outros substratos. A grande maioria é encontrada principalmente em ambientes aquáticos desempenhando funções ecológicas semelhantes as das plantas em ambiente terrestre, produzindo oxigênio por atividade fotossintética e constituindo a base alimentar para muitos animais aquáticos (Oliveira, 2003). Os organismos fitoplanctônicos são excelentes indicadores da qualidade da água e um dos problemas melhor documentados em âmbito mundial sobre o impacto do homem nos ecossistemas aquáticos é o da eutrofização artificial (Oliveira, 2003). Este fenômeno causa efeitos severos como mudanças na produção primária, composição de espécies, simplificação estrutural dos componentes bióticos, proliferação de algas tóxicas, tornando os grandes mananciais impróprios para o consumo humano e as áreas de recreação inadequadas para uso (Harper 1992, Tell et al. 1994). Assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de observar a incidência de gêneros de algas continentais em fitoplâncton de diferentes ambientes aquáticos.

METODOLOGIA:

A pesquisa baseou-se em amostras coletadas em diferentes ambientes aquáticos no município de Cuiabá-MT com coletas realizadas no Rio Cuiabá nas proximidades do Bairro Sucuri, na Lagoa do Parque Tia Nair localizada no Bairro Jardim Itália e na lagoa do Zoológico da UFMT. As coletas foram realizadas durante o mês de maio de 2007, ambas realizadas no mesmo dia, perfazendo um total de seis amostras. As amostras foram coletadas com auxílio de uma rede de plâncton, feita em tecido de náilon marca Hidro-Bios com abertura de malha de 25 µm em uma profundidade de 20 a 30 cm. O material coletado foi acondicionado em frascos de vidro transparente e incolor, com capacidade para 100ml. As amostras foram devidamente preservadas em solução de Transeau, preparada conforme Bicudo & Bicudo (1970) na proporção de 1:1 com água proveniente do local. Trata-se de método usual para estudos em ficologia. O estudo foi realizado com material fixado e foram analisadas 18 lâminas com auxilio de microscópio óptico binocular com contraste de fase da marca Olympus no Laboratório de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso.

RESULTADOS:

Foram identificados 22 gêneros, sendo que 15 gêneros são da divisão Chlorophyta, 03 gêneros da divisão Bacillarophyta e 04 gêneros da divisão Cyanophyta. Os gêneros mais abundantes encontrados nos três locais de coleta foram Anabaena e Cosmarium. A abundância do gênero Anabaena pode ser explicada porque ela ocorre em ambientes geralmente contaminados e/ou ricos em nitrogênio como no Rio Cuiabá, onde foi encontrada em maior quantidade. A predominância do gênero Cosmarium encontrados nos três pontos de coleta, ocorreu devido ao seu hábito cosmopolita, já que muitos de seus táxons ocorrem em ambientes com águas mais claras, abundância de plantas e em ambientes com situações eutróficas.

CONCLUSÃO:

As maiores incidências de gêneros encontrados nos três locais de coleta foram Anabaena e Cosmarium. Outros gêneros também foram identificados, porém apresentaram números bem baixos, sendo que alguns gêneros são de menos ocorrências em ambientes cosmopolita e outros apresentam desenvolvimento em apenas ambientes propícios.  

Palavras-chave: Algas, Gêneros, Fitoplâncton.