61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
DVD EDUCATIVO PARA A PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS: PERFIL DE UM RECURSO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA
Adriana Augusto Raimundo de Aguiar 1
Zilda Aparecida Pereira Del Prette 1, 2
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
A existência de diferentes classes de habilidades sociais no repertório de um indivíduo constitui ferramenta valiosa para lidar de maneira adequada com as mais variadas demandas das situações interpessoais. O campo teórico-prático das Habilidades Sociais destaca-se pela diversidade de técnicas e procedimentos utilizados para a promoção dessas habilidades com diferentes populações e contextos, dentre eles o clínico e o educacional. Contudo, embora estudos indiquem importantes avanços no processo de ensino-aprendizagem a partir do uso de recursos tecnológicos, ainda são escassas na literatura, pesquisas voltadas para a construção desse tipo de recurso para uso em intervenção mesmo neste campo da Psicologia. Considerando a escassez de pesquisas e de programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) utilizando recursos tecnológicos como estratégias de intervenção; e os resultados positivos, evidenciados em estudos de diferentes áreas frente à utilização desses recursos na aprendizagem de conteúdos diversificados, um primeiro estudo teve como objetivos: a) identificar quais as principais características de um recurso audiovisual e multimídia a ser construído visando à promoção de diferentes classes de habilidades sociais; e b) oferecer subsídios para a construção deste recurso.
METODOLOGIA:
Para delinear o perfil do recurso tecnológico realizou-se um levantamento sobre recursos audiovisuais e multimídia, descritos na literatura como estratégia educacional auxiliar, na promoção de diferentes conteúdos. Já a delimitação das possíveis classes de habilidades que comporiam o recurso, bem como a seleção da população a quem se destinaria, considerou a literatura do campo das Habilidades Sociais, especialmente estudos descrevendo resultados de programas de THS. Após definição do perfil do recurso foram construídos roteiros de filmagens contemplando todas as classes de habilidades elencadas. O refinamento desse material foi realizado com o apoio de três peritos do campo das Habilidades Sociais para análise de conteúdo e forma das situações descritas nos roteiros, visando investigar se ilustravam adequadamente as classes a que se propunham.
RESULTADOS:
A análise dos resultados permitiu verificar a necessidade e potencialidade de um recurso audiovisual e multimídia no formato de um DVD educativo com cenas previamente estruturadas pela possibilidade de englobar diferentes classes de habilidades sociais; por configurar-se como um tipo de material atrativo e motivador; e possibilitar a visualização de conteúdos difíceis de serem ilustrados apenas conceitualmente, como é o caso dos componentes não-verbais. Identificou-se ainda a necessidade de priorizar, num primeiro momento, a construção de um recurso com foco na população adulta devido à ausência de estudos visando o desenvolvimento de um recurso tecnológico para essa população, diferentemente da infantil. Para compor o DVD foram selecionadas classes de habilidades sociais descritas na literatura e em programas de THS, em geral, como de maior dificuldade: “aspectos da comunicação verbal e não-verbal”; “iniciar, manter e encerrar conversação”; “manifestar opinião, concordar e discordar”; “interromper a fala do outro”; “expressar raiva e desagrado”; “expressar empatia”; “fazer e receber feedback positivo”; “abordar e lidar com autoridade”; “negociar uso de preservativo”; “pedir mudança de comportamento”; “lidar com críticas”; “falar em público”; “fazer, aceitar e recusar pedidos”.
CONCLUSÃO:
Acredita-se que os resultados do presente estudo permitiram identificar um recurso audiovisual e multimídia que possibilita a criação de um ambiente interativo propício ao desenvolvimento das habilidades sociais por considerar: o importante papel da modelação para a aprendizagem de diferentes conteúdos, inclusive de componentes não-verbais; e o interesse crescente da Psicologia no conhecimento e utilização de recursos tecnológicos que auxiliem no processo psicoterápico. Seqüencialmente, um estudo em desenvolvimento na Universidade Federal de São Carlos visa à construção de um DVD educativo para a ilustração e promoção de diferentes classes de habilidades sociais em adultos, bem como a avaliação da aceitabilidade e a potencialidade do recurso construído, a partir da avaliação dos usuários. Discute-se ainda que a construção de recursos audiovisuais e multimídia no campo das Habilidades Sociais contribuirá para ampliar o escopo das técnicas utilizadas, sugerir futuros estudos e levantar pontos de reflexão sobre a temática.
Instituição de Fomento: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Palavras-chave: Habilidades Sociais, DVD educativo, Recursos audiovisuais e multimídia.